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Da educação especial à educação inclusiva: uma análise dos trabalhos de conclusão do curso de pedagogia da Unisinos (1964-2014)

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Autor Heinle, Vivian;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/0371587342749460;
Orientador Dal’Igna, Maria Cláudia;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/9564879599544686;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Humanidades;
Idioma pt_BR;
Título Da educação especial à educação inclusiva: uma análise dos trabalhos de conclusão do curso de pedagogia da Unisinos (1964-2014);
Resumo Esta dissertação descreve e analisa como e em que condições históricas e legais o tema inclusão escolar é abordado no curso de Pedagogia da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), no período de 1964 a 2014, no âmbito dos trabalhos de conclusão. Para tal empreendimento, a pesquisa busca fundamentação nos campos teóricos da Pedagogia e da Inclusão e se articula de forma crítica com a perspectiva pós-estruturalista de Michel Foucault. O procedimento metodológico utilizado constitui-se pela análise documental, sob a ótica da História Cultural, tal como sugerem Grazziotin e Almeida (2012), fundamentadas em Roger Chartier. O corpus empírico foi composto a partir do exame de 3.480 trabalhos de conclusão, analisados ao longo de 15 meses, no Acervo da Escola de Humanidades da Universidade. Durante este período, foram utilizadas as ferramentas teórico-metodológicas dos campos mencionados para isolar, agrupar e reagrupar, tornar pertinentes e interrelacionar o volume de informações encontradas. Tal método permitiu identificar 480 documentos que abordavam, de uma forma ou outra, a inclusão escolar, produzidos ao longo de cinco décadas do curso de Pedagogia da Unisinos. Os resultados deste estudo permitem descrever e analisar algumas das condições de possibilidade que viabilizaram determinadas formas de produção de conhecimento sobre a inclusão escolar, em um determinado tempo e espaço, no curso de Pedagogia, a partir de duas categorias. A primeira categoria intitula-se Da Educação Especial à Educação Inclusiva: uma mudança de ênfase e apresenta a história da educação especial no Brasil e no mundo, articulada aos trabalhos de conclusão do curso de Pedagogia da Unisinos (TCCs) selecionados. Além disso, analisa a mudança de ênfase da educação especial para a educação inclusiva, procurando mostrar como, nas primeiras décadas abordadas (1964-1989), as expressões inclusão escolar e educação inclusiva ainda não constavam no vocabulário da Educação e não integravam a produção de conhecimento em Pedagogia. A segunda categoria denomina-se Educação Inclusiva: todos devem estar incluídos e retrata a história da educação inclusiva, principalmente no Brasil, a mudança dos currículos da Unisinos e as políticas públicas para a inclusão escolar, articuladas aos TCCs escolhidos. Além disso, ao utilizar os dispositivos legais brasileiros elaborados entre as décadas de 1990-2014, procura mostrar de que forma a inclusão escolar, entendida como imperativo da Contemporaneidade, ganhou visibilidade política e educacional a partir da década de 1990.;
Abstract This paper describes and analyzes how and where historical and legal conditions the school inclusion issue is addressed in the Faculty of Education of the Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), from 1964 to 2014, under the final papers. For this project, the research seeks grounding in the theoretical fields of Education and Inclusion and hinges critically with post-structuralist perspective of Michel Foucault. The approach used is constituted by documentary analysis, from the perspective of cultural history, as suggested Grazziotin and Almeida (2012), based on Roger Chartier. The empirical corpus was made from the examination of 3,480 final papers, analyzed over 15 months in the Collection of the University School of Humanities. During this period, we used the theoretical and methodological tools of the fields mentioned to isolate, group and regroup, make relevant and interrelate the amount of information found. This method identified 480 documents that addressed in one way or another, school inclusion, produced over five decades of the Faculty of Education Unisinos. The results of this study allow us to describe and analyze some of the possible conditions that enabled certain forms of knowledge production on school inclusion in a given time and space, in the course of Pedagogy, from two categories. The first category is entitled From Special Education to Inclusive Education: a shift in emphasis and tries to show how, in the first decades analyzed (1964-1989), the terms include school and inclusive education is still not included in the vocabulary of Education and not part of the production of knowledge in Pedagogy. The second category is called Inclusive Education: everyone should be included and addresses historical fragments of inclusive education, especially in Brazil, changing Unisinos curricula and public policies for school inclusion, linked to the chosen TCCs. In addition, when using the Brazilian legal arrangements developed between the decades of 1990-2014, seeks to show how the school inclusion, understood as imperative of Contemporaneity, gained political and educational visibility from the 1990s.;
Palavras-chave Pedagogia; Inclusão escolar; Educação especial; Educação inclusiva; Pós-estruturalismo; História cultural; Pedagogy; School inclusion; Special education; Inclusive education; Post-structuralism; Cultural history;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Humanas::Educação;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2016-02-25;
Agência de fomento UNISINOS - Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/5254;
Programa Programa de Pós-Graduação em Educação;


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