Abstract:
Esta dissertação descreve e analisa como e em que condições históricas e legais o
tema inclusão escolar é abordado no curso de Pedagogia da Universidade do Vale do
Rio dos Sinos (Unisinos), no período de 1964 a 2014, no âmbito dos trabalhos de
conclusão. Para tal empreendimento, a pesquisa busca fundamentação nos campos
teóricos da Pedagogia e da Inclusão e se articula de forma crítica com a perspectiva
pós-estruturalista de Michel Foucault. O procedimento metodológico utilizado
constitui-se pela análise documental, sob a ótica da História Cultural, tal como
sugerem Grazziotin e Almeida (2012), fundamentadas em Roger Chartier. O corpus
empírico foi composto a partir do exame de 3.480 trabalhos de conclusão, analisados
ao longo de 15 meses, no Acervo da Escola de Humanidades da Universidade.
Durante este período, foram utilizadas as ferramentas teórico-metodológicas dos
campos mencionados para isolar, agrupar e reagrupar, tornar pertinentes e interrelacionar
o volume de informações encontradas. Tal método permitiu identificar 480
documentos que abordavam, de uma forma ou outra, a inclusão escolar, produzidos
ao longo de cinco décadas do curso de Pedagogia da Unisinos. Os resultados deste
estudo permitem descrever e analisar algumas das condições de possibilidade que
viabilizaram determinadas formas de produção de conhecimento sobre a inclusão
escolar, em um determinado tempo e espaço, no curso de Pedagogia, a partir de duas
categorias. A primeira categoria intitula-se Da Educação Especial à Educação
Inclusiva: uma mudança de ênfase e apresenta a história da educação especial no
Brasil e no mundo, articulada aos trabalhos de conclusão do curso de Pedagogia da
Unisinos (TCCs) selecionados. Além disso, analisa a mudança de ênfase da educação
especial para a educação inclusiva, procurando mostrar como, nas primeiras décadas
abordadas (1964-1989), as expressões inclusão escolar e educação inclusiva ainda
não constavam no vocabulário da Educação e não integravam a produção de
conhecimento em Pedagogia. A segunda categoria denomina-se Educação Inclusiva:
todos devem estar incluídos e retrata a história da educação inclusiva, principalmente
no Brasil, a mudança dos currículos da Unisinos e as políticas públicas para a inclusão
escolar, articuladas aos TCCs escolhidos. Além disso, ao utilizar os dispositivos legais
brasileiros elaborados entre as décadas de 1990-2014, procura mostrar de que forma
a inclusão escolar, entendida como imperativo da Contemporaneidade, ganhou
visibilidade política e educacional a partir da década de 1990.