Resumo:
Esta pesquisa tem como tema central planejamento estratégico na gestão educacional, e busca aprofundar essa temática na educação básica, no contexto de uma escola confessional da rede privada. Procurei ampliar a reflexão sobre essa ferramenta de gestão que vem sendo utilizada nas instituições educacionais públicas e privadas. Nesse estudo, busquei analisar como o colégio Marista Ipanema vem desdobrando o Planejamento Estratégico, tendo como referência o modelo de gestão da Rede de Colégios da Província Marista do Rio Grande do Sul. Para isso, descrevi o modelo de gestão do planejamento estratégico da rede de Colégios da Província Marista do Rio Grande do Sul e o processo de construção e desdobramento do planejamento estratégico do Colégio Marista Ipanema, procurando compreender o nível de participação dos sujeitos nos diferentes segmentos do referido colégio. Metodologicamente, a pesquisa desenvolveu-se através de uma abordagem qualitativa; a coleta de dados foi realizada por meio de documentos e entrevistas semiestruturados e submetidos à análise de conteúdo. Foram entrevistados sujeitos que representam os diferentes segmentos do colégio: o diretor geral, o vice-diretor administrativo, a vice-diretora educacional, um funcionário, um professor da Educação Infantil, um professor do Ensino Fundamental e um professor do Ensino Médio. O referencial teórico utilizado nesta pesquisa está ancorado nos autores: Braga e Monteiro (2005); Fritsch (1996); Kaplan e Norton (1997; 2001; 2008) Lück (2010; 2011); Mintzberg et al. (2006); Mintzberg; Ahlstrand; Lampel (2010); Murad (2012); Oliveira (2014); Porter (2009); Preedy et al. (2006) e outros. O desenvolvimento dessa análise possibilitou trazer alguns elementos a serem observados pelos gestores, salientando a importância das lideranças possuírem uma visão estratégica que nasce do pensamento estratégico imprescindível ao gestor educacional da contemporaneidade, pois gerir uma estratégia torna-se mais difícil do que construí-la.