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Ciência com fronteiras: a mobilidade acadêmica e seus impactos

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Autor Bido, Maria Cláudia Fogaça;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/5128300910091458;
Orientador Cunha, Maria Isabel da;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/0157149133885713;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Humanidades;
Idioma pt_BR;
Título Ciência com fronteiras: a mobilidade acadêmica e seus impactos;
Resumo O presente estudo teve como objetivo analisar o discurso da internacionalização como um referente da qualidade da educação superior no Brasil, a exemplo de alguns nações tais como: Estados Unidos, Reino Unido e Austrália. Para tal, tomou o Programa Ciência sem Fronteiras (CsF) como uma experiência inédita no contexto das políticas nacionais. O referido Programa, lançado em dezembro de 2011, representa um marco na história da mobilidade acadêmica no Brasil, disponibilizando bolsas de estudo no exterior que priorizam os estudantes de graduação. O montante de recursos públicos alocados sustentou o interesse de contribuir para o acompanhamento e avaliação da proposta, visando melhor instrumentalizar as IES na preparação dos candidatos e aproveitamento coletivo da experiência. Nessa perspectiva foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa, ouvindo, através de entrevista semiestruturadas, gestores de quatro universidades do sul do país, envolvidos com o Programa. Também participaram da empiria 58 estudantes em mobilidade em diferentes países, após retornarem ao Brasil. Os seus depoimentos foram coletados, primeiramente, através de questionário on line, com perguntas abertas. Num segundo momento alguns aprofundaram as questões através de entrevista individual. Os aportes teóricos de Jane Knight (2005), Boaventura de Sousa Santos (1997, 2013, 2014), Marilia Morosini (2006), Philip Altbach (2001, 2002.) e. outros contribuíram para as compreensões conceituais e interpretação dos dados. Para esta tarefa foram utilizados os referentes da Análise de Conteúdo, a partir de Bardin (1977). Os dados indicaram que o Programa foi implantado sem alinhamento prévio com as Instituições, o que levou a dificuldades estruturais para sua implantação. A cada Edital, as ações forma sendo aprimoradas. Os gestores consideram importante o CsF e reafirmam a disposição de suas Instituições de participarem das próximas etapas. Embora ainda sejam incipientes as ações relativas à potencialização coletiva do vivido pelos estudantes, tais como o aproveitamento acadêmico da mobilidade estudantil, alguns benefícios, porém, podem ser identificados em nível institucional. Mudanças significativas na dinâmica das equipes de Relações Internacionais e de Mobilidade Acadêmica já são percebidas. Para os estudantes a oportunidade foi, em geral, muito positiva e as aprendizagens foram analisadas a partir de uma categorização que levou em conta os ganhos acadêmicos e pessoais. Ampliaram a visão de mundo e aperfeiçoaram as competências linguísticas e interculturais que, na visão dos alunos, são de grande valia no mundo globalizado. Ressentem-se de maior estrutura na preparação prévia à viagem e melhor aproveitamento das experiências vividas, ao retornarem para a universidade de origem. O estudo, entretanto, evidenciou uma avaliação positiva da internacionalização como um fator que qualifica a educação superior, tanto de parte dos gestores como dos estudantes. Os achados tem a intenção de contribuir com as IES, de forma a aperfeiçoar a gestão do Programa e potencializar os resultados numa dimensão coletiva e de impacto social.;
Abstract This study had the objective of analyzing the discourse of internationalization as a referent of quality in higher education in Brazil and as an example of what happens in other nations such as the United States, United Kingdom and Australia. For this reason, it took Science without Borders Program (SwB) as an unprecedented experience in the context of national policies. The mentioned Program, launched on December 2011, represents a milestone in academic mobility in Brazil, providing scholarships abroad which prioritize undergraduated students. The amount of public funding allocated contributed to the follow-up and assessment of the Program, aiming at offering tools for higher education institutions (HEIs) in the preparation of candidates, as well as in the collective use of the experience abroad. Under this perspective, a qualitative research was developed, by listening to coordinators of four Southern Brazilian universities, through semi-structured interviews. Also 58 students who had already had the above mentioned academic mobility experience in a varied number of countries represented the empirical side of this study. Firstly, their testimonies were collected through online questionnaire with open and closed-ended questions. After that, some of them were interviewed in order to deepen those answers. The theoretical contribution were obtained from Jane Knight (2005), Boaventura de Sousa Santos (1997, 2013, 2014), Marilia Morosini (2006), Philip Altbach (2001, 2002) and.others, who helped with the conceptual understandings as well as with interpreting data. In order to fulfill this task, Bardin’s Content Analysis (1977) was used as a reference. Data collection showed that the Program was established with no previous alignment with higher education institutions, what led to structural difficulties in its implementation. For each edict, some actions had to be taken to make it better. The interviewed coordinators consider SwB important and re-state their readiness to take part of the Program in their following phase. Although there are few actions towards the empowerment of the experience collectively, such as the validation of credits after academic mobility, some benefits can be identified in institutional level, with significant changes in the dynamics of International Relations and Academic Mobility teams. For the students, the opportunity, in general, was positive and their learning was analyzed through a categorization that took academic outcomes for granted as well as personal ones. The former scholars widened their world’s perspectives and improved their linguistic and intercultural skills, what under their point of view, are really worthy in the globalized world. Students state having suffered lack of support from Brazilian higher education institutions in their preparation phase for the experience abroad, as well as opportunities to share it when back to Brazil. This study, however, highlighted a positive assessment of the phenomenon of internationalization, as a factor that qualifies higher education under coordinators’ point of view as much as from students. The findings have the intention of contributing with HEIs in a way that the results of the Program are empowered in a collective dimension and also with social impact.;
Palavras-chave Ciência sem fronteiras; Mobilidade acadêmica; Graduação; Internacionalização; Science without borders; Academic mobility; Undergraduation; Internationalization;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Humanas::Educação;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2015-10-22;
Agência de fomento Nenhuma;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/4989;
Programa Programa de Pós-Graduação em Gestão Educacional;


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