Resumo:
Esta pesquisa teve por objetivo estudar os sentidos e os significados que jovens egressos do Programa Nacional de Inclusão de Jovens - ProJovem Urbano - atribuíram à sua experiência de Conclusão do Ensino Fundamental, de Certificação de Conclusão do Ensino Médio e o ingresso no Ensino Superior, respectivamente, por intermédio da conclusão do ProJovem Urbano (PJU), do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e do Programa Universidade para Todos (ProUni). O estudo foi realizado com jovens que participaram e concluíram o ProJovem Urbano no município de São Leopoldo, estado do Rio Grande do Sul, no período de 2009 a 2010. A escolha por estudar jovens egressos do ProJovem Urbano está relacionada à minha formação acadêmica e profissional e pela possibilidade de estudar as políticas públicas para a e educação a partir da experiência de jovens que foram beneficiários de politicas sociais, ou seja, articulamos o ProJovem Urbano com outras políticas públicas que convergiram quanto aos seus fins, a elevação da escolaridade dos jovens brasileiros. Para a realização do estudo optamos pela História Oral, enquanto como método de pesquisa e como instrumento de coleta de dados a entrevista semiestruturada. Dentre outros sentidos atribuídos pelos jovens à sua experiência destacamos que ela representou não só uma mudança de vida após a conclusão do Ensino Fundamental e Médio, mas, também, a valorização pessoal e o aumento da autoestima; a conquista de um trabalho digno e melhor remunerado; a possibilidade de fazer cursos que exigiam a escolarização básica; uma conquista pessoal mas, também, familiar e a conquista de uma profissão, entre outros. Conhecer os sentidos e significados dados pelos jovens que foram beneficiários desses Programas nos ajudou a compreender a importância, a relevância e a necessidade das políticas públicas para o campo social em nosso país, especialmente para a educação e a juventude.