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Práticas de desempoderamento docente no cotidiano da escola de educação fundamental

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Autor Bolson, Janaina Boniatti;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/7255214751594757;
Orientador Sommer, Luis Henrique;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/0019776177554544;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Humanidades;
Idioma pt_BR;
Título Práticas de desempoderamento docente no cotidiano da escola de educação fundamental;
Resumo A dissertação tem como objeto de estudo práticas de desempoderamento docente em curso na escola contemporânea. Baseada nas contribuições teóricas de Contreras, Foucault, Nóvoa, Tardif, Lugli e Vicentini, o estudo teve como objetivos: a) identificar o funcionamento de práticas de desempoderamento docente no cotidiano da escola e investigar como essas práticas são entendidas pelos professores; b) analisar como essas práticas vêm sendo incorporadas ao contexto escolar. A investigação que deu origem a esta dissertação foi desenvolvida por meio de uma abordagem qualitativa em que foram entrevistados nove professores de escolas públicas em efetiva regência de classe e com tempos diferenciados de docência, através da técnica da entrevista semi-estruturada. As análises foram desenvolvidas ao redor de cinco eixos principais – 1) saberes docentes e competência profissional; 2) reuniões pedagógicas e ação docente; 3) contexto escolar e valorização docente; 4) processos avaliativos e docência; 5) autonomia docente – e apontam evidências desse processo de desempoderamento a que se veem submetidos as professoras atuais, além de colocarem em relevo evidências de que as professoras vêm exercendo sua profissão de modo individualizado e pouco cooperativo, o que indica a necessidade de mudanças nas formas de organização desses profissionais. Como contribuições à reflexão no campo da formação de professores são delineadas intenções de resistência por parte dos docentes como coletividade para o resgate da autonomia e do poder docente inerente ao exercício de sua profissão. Finalmente, são apontados alguns desafios a serem enfrentados pelos docentes enquanto coletividade e responsáveis socialmente pelo ensino, como o fato de estabelecerem com a sociedade uma relação de divulgação a respeito do trabalho docente para que assim um movimento de valorização e reconhecimento comece a se instaurar no cotidiano escolar.;
Abstract The dissertation has as object of study teacher disempowerment practices at contemporary schools. Based on theoretical ideas of Contreras, Foucault, Nóvoa, Tardif, Lugli and Vicentini, the study had as goals: a) identify how the teacher disempowerment practices work in the daily school events and investigate how those practices are understood by the teachers; b) analyze how those practices are being incorporated to the school environment. The investigation that originated this dissertation was developed through a qualitative approach, in which nine working teachers from public schools with different teaching times were interviewed through the semi-structured interview technique. The analysis was developed among five main issues – 1) teaching knowledge and professional competence; 2) pedagogical meetings and teacher action; 3) school environment and teacher valuation; 4) evaluative processes and teaching; 5) teacher autonomy – which indicate evidences of that disempowerment process that nowadays teachers are suffering from and show evidences that teachers are working individually and not much cooperatively, what indicates that changes on the way of these professionals organization are needed. As contributions to consider in the teacher training area, intentions of resistance from teachers as a group for the retrieval of autonomy and teacher power inherent to their professional practice have been outlined. Finally, some challenges that need to be faced by the teachers as a group and as social responsible for teaching are pointed, like the need of establishing with the society the disclosure of respect for the teaching job, so then a valuation and acknowledgement movement can be introduced to the daily school environment.;
Palavras-chave School environment; Teacher autonomy; Teacher power; Teaching training; Cotidiano escolar; Autonomia docente; Poder docente; Formação de professores;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Humanas::Educação;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2011-01-12;
Agência de fomento Nenhuma;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/4502;
Programa Programa de Pós-Graduação em Educação;


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