Resumo:
Esta tese aborda a educação ambiental e o processo de alfabetização de mulheres adultas na Amazônia mato-grossense. Ela contextualiza inicialmente os caminhos formadores trilhados com referencial teórico socioambiental e da educação crítica e dialógica de base freireana. O trabalho de pesquisa teve como objetivo analisar a discussão teórica sobre a importância da educação ambiental para a preservação dos seres vivos, da natureza e do Planeta, e em especial a forma de como ela acontece e é produzida, através da mediação pedagógica que ocorre na instituição escolar. A escolha metodológica teve aproximações entre a pesquisaformação e da pesquisa participante. Assim, a investigação foi realizada durante dois anos letivos em uma sala de aula pública, informal de alfabetização de jovens e adultos do Centro Espírita Maria de Nazaré, localizado no município de Sinop, Mato Grosso. Um dos resultados consiste no envolvimento da pesquisadora e sujeitos em formação numa experiência educativa, cuja relação dialógica entre professora e alunas, “educadora e educandas”, possibilitou a compreensão da leitura de mundo e da produção coletiva socioambiental. Por fim, concluiu-se por meio de uma análise reflexiva que a educação ambiental está relacionada ao processo de alfabetização e cidadania.