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Cartografias da (Trans)Formação Docente: Uma Experiência Estética com o Cinema

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Autor Kerr Junior, Donald Hugh de Barros;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/4112312076490794;
Orientador Fabris, Eli Terezinha Henn;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/2961121430255733;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Humanidades;
Idioma pt_BR;
Título Cartografias da (Trans)Formação Docente: Uma Experiência Estética com o Cinema;
Resumo A presente tese resulta de uma captação de forças que procura esboçar, pelo uso que faz da cartografia, um mapa de possibilidades para um possível ato de (trans)formação docente. Uma vez que já se sabe dos tantos métodos para “formar” um professor, métodos esses que, em sua maioria, privilegiam a memória, o retorno ao mesmo e a identidade, nesta tese pergunta-se: Como trabalhar a (trans)formação docente buscando encontrar o que não se sabe? Como permitir um encontro quando se quer apostar no esquecimento? Como a imagem do cinema pode potencializar o conceito de arte como sensação e do próprio cinema como memória curta e imagemcristal? Considera-se que a própria escrita da tese, em suas rupturas, fragmentos e reflexões, pode ser um modo para se pensar em educação como criação e invenção. A cartografia aqui traçada fundamenta-se em autores da filosofia, da arte, do cinema e da formação docente. A tese que se assume e deseja-se demonstrar com essa cartografia é que a educação de um professor pode ser afetada pela concepção de arte como sensação, de educação como esquecimento e de cinema como imagem ótica e sonora pura, trazendo deslocamentos importantes para a formação de professores. Processo que tomado como invenção e criação é sempre perigoso, inesperado e imprevisível.;
Abstract This thesis is a result of a collection of energies that try to outline, through the use of cartography, a map of possibilities for a possible action in teachers (trans)formation. Since it is already known about the many existing methods to “form” a teacher, methods that in most of the cases privileges the memory, the return to sameness and the identity, in this thesis we ask: How to work a (trans)formation in teachers, trying to find something that is not known? How to allow an agreement when forgetfulness is what people want to bet on? How does the image of cinema strengthen the concept of art as feeling as well as its own image as short memory and crystal-image? It is considered that the way in which this thesis itself was written, with its ruptures, fragmentations and reflections may be a way of thinking about education as creation and invention. The cartography used here is based in philosophy, art, cinema, and teacher training literature. The thesis that we assume and want to demonstrate with such cartography is that the education of a teacher may be effected by the conception of art as feeling, of education as forgetfulness, and of cinema as optical image and pure sound, therefore bringing about important changes in teacher training, a process that when believed as invention and creation is always dangerous, unexpected and unpredictable.;
Palavras-chave Cartografia; Cinema; Experiência estética; Formação de professores; Cartography; Aesthetic experience; Teacher training;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Humanas::Educação;
Tipo Tese;
Data de defesa 2012-12-21;
Agência de fomento CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/4416;
Programa Programa de Pós-Graduação em Educação;


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