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Nas tramas da pesquisa-formação: uma abordagem experiencial de autoria feminina no processo de formação docente

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Autor Leão, Maria da Graça;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/6991782980719619;
Orientador Eggert, Edla;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/8360909218928418;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Humanidades;
Idioma pt_BR;
Título Nas tramas da pesquisa-formação: uma abordagem experiencial de autoria feminina no processo de formação docente;
Resumo O tema dessa dissertação situa-se nas fronteiras entre educação, feminismo e literatura. O objetivo desta pesquisa consiste em analisar a experiência da autoria feminina no processo de formação docente, adquirindo suporte na metodologia de pesquisa-formação segundo Marie Christine Josso. Evidenciam-se os relatos autobiográficos como potencializadores de reflexões, elementos constituintes dessa abordagem experiencial voltada para a formação profissional, em que o processo de autopoiésis produz interações regeneradoras dos projetos pessoais e profissionais, estabelecendo conexão das determinações de gênero com o exercício docente. Busca-se compreender a tessitura da exclusão social no que tange à invisibilidade das mulheres no campo cultural e à narrativa autobiográfica nos estudos literários, bem como os conceitos de experiência e suas implicações na proposta da narrativa autobiográfica pelo viés dos estudos educacionais freireanos, feministas e literários. Os métodos de coletas de dados baseiam-se nas narrativas individuais de alunas do curso de Pedagogia da Unisinos e seus grupos de discussão, realizados segundo o método documentário de interpretação de Ralf Bohnsack e Wivian Weller. Pelas análises, observa-se que tais métodos não só permitem o resgate da memória de formação como também, no tempo presente, tornam visíveis as práticas cotidianas das mulheres educadoras. As análises compreendem três eixos temáticos: os papéis da mulher na família; as mulheres e a capacitação profissional; e a experiência da narrativa autobiográfica. As leituras literárias de três gêneros distintos, um conto, uma autobiografia e uma coletânea de cartas, servem de constructo à análise empírica, possibilitando a intersecção da Literatura com a Educação.;
Abstract The theme of this thesis is located at the borders between education, feminism and literature. The goal of this research consists in analyzing the experience of feminine authorship in the process of teacher’s formation, finding support in the research-formation methodology according to Marie Christine Josso. The autobiographical reports appear as potentializers of reflections, constitutive elements of this experiential approach related to the professional formation, in which the process of autopoiésis produces regenerating interactions of the personal and professional projects, establishing the connection of gender determinations with the teaching exercise. It seeks to understand the netting of social exclusion in relation to women’s invisibility in the cultural field and to the autobiographical narrative in literary studies, as well as the concepts of experience and their implications for the proposal of autobiographical narrative through the view of Freirean, feminist and literary educational studies. The methods of data gathering are based on individual narratives from Pedagogy students at Unisinos and their discussion groups, accomplished according to Ralf Bohnsack and Wivian Weller’s documentary method of interpretation. Considering the analysis it is possible to observe that such methods not only allow for the rescue of the memory of formation but also, in the present time, making visible the daily practices of women educators. The analysis is composed of three thematic groups: women’s roles in the family; women and professional qualification; and the experience of autobiographical narrative. The literary readings of three distinct genders, a tale, an autobiography and a collection of letters, serve as construct to the empirical analysis, allowing for the intersection of Literature with Education.;
Palavras-chave Pesquisa; Formação; Autobiografia; Literatura; Feminismo; Research; Formation; Autobiography; Literature; Feminism;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Humanas::Educação;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2009;
Agência de fomento Nenhuma;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/4319;
Programa Programa de Pós-Graduação em Educação;


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