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Gestão educacional e avaliação em larga escala: um estudo a partir da visão dos sujeitos de escolas do município de Canoas/RS

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Autor Ecoten, Márcia Cristina Furtado;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/0226096933872551;
Orientador Corsetti, Berenice;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/7405584392319464;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Humanidades;
Idioma pt_BR;
Título Gestão educacional e avaliação em larga escala: um estudo a partir da visão dos sujeitos de escolas do município de Canoas/RS;
Resumo Em nossa pesquisa, tentamos evidenciar as influências das avaliações em larga escala da educação básica, promovidas pelo Ministério da Educação nas ações de gestão que chegam às escolas, bem como no dia-a-dia delas, no município de Canoas/RS. Para uma melhor compreensão do contexto educacional estudado, buscamos, inicialmente, compreender como se deu a constituição das políticas de avaliação em nosso país. Nossa investigação deu-se a partir da visão dos sujeitos escolares de três escolas do município, que apresentam contradição nos índices do IDEB, atingindo as metas nos anos iniciais e não atingindo nos anos finais: E.M.E.F. Prefeito Edgar Fontoura, E.M.E.F. Monteiro Lobato e E.M.E.F. Rondônia. Nossa pesquisa é qualitativa e histórico-crítica, desenvolvida através de entrevistas semiestruturadas com gestores escolares, diretoras e supervisoras das três escolas, bem como através da aplicação de questionários mistos aos professores dessas escolas. No desenvolvimento da pesquisa, ficou evidente a crítica dos sujeitos participantes às avaliações em larga escala promovidas nacionalmente, mas ficou evidente também que são os resultados dessas avaliações que fazem com que os municípios desenvolvam ações vinculadas a elas. Como principal crítica às avaliações, foi destacado o fato delas priorizarem apenas os resultados, desconsiderando as realidades escolares. Percebemos que, mesmo os municípios estando envolvidos nos processos avaliativos de viés gerencial, promovidos pelo Estado, há processos de gestão democrática nas ações desenvolvidas pelos gestores educacionais municipais. No município pesquisado, Canoas/RS, nota-se, claramente, ações democráticas voltadas para a educação. Um exemplo disso é o sistema municipal de avaliação, que é elaborado por uma comissão de professores da rede. Em relação às contradições dos índices nos anos iniciais e finais do ensino fundamental das escolas pesquisadas, ficou evidente que, por trás do resultado final, existem muitas outras questões, que precisam ser destacadas. A maioria dos sujeitos da pesquisa apontaram uma questão específica: a falta de participação dos pais na vida escolar dos filhos. Ao finalizarmos este trabalho, destacamos que o município consegue, a partir do processo nacional gerencialista de avaliação, que tem a finalidade de regular e controlar nosso sistema de ensino e que recebe duras críticas dos sujeitos das escolas, desenvolver um sistema de avaliação a nível municipal que é defendido pelos mesmos sujeitos que criticam a avaliação nacional. Certamente, isso se dá em função da forma como a avaliação local é constituída, a partir da participação dos professores na elaboração das questões das provas, além dos profissionais receberem um retorno dessas avaliações. Isso os faz sentirem-se participantes do processo, o que acaba por legitimar a avaliação municipal, mostrando que uma nova forma de avaliação é possível, vinculada ao processo de gestão democrática das escolas.;
Abstract In this research, we try to highlight the influences of large-scale evaluations of basic education, promoted by the Ministry of Education in management actions that reach schools as well as daily educational situations in Canoas/RS. For a better understanding of the educational context studied, initially we looking for understand how the constitution of assessment policy in our country was. This investigation took place from the perspective of the subjects’ students from three schools in Canoas, which highlighted an IDEB contradiction in reaching the targets in the early years and not reaching in the final years, EMEF Prefeito Edgar Fontoura, E.M.E.F. Monteiro Lobato and E.M.E.F. Rondônia. The research is qualitative, historical-critical, developed through semi structured interviews with school managers, directors and educational supervisors of three schools. Mixed questionnaires was applied to teachers. In the developing of the research it was evident to the participants' critical to the large-scale national evaluations, but it was also evident that the results of these evaluations causes municipalities to develop actions related to them. As the main criticisms of these evaluations it was highlighted the fact of their only prioritize the results and disregard schools’ realities. We realized that even municipalities which being involved in the evaluation processes in a managerial way promoted by the State, there are management processes in democratic actions taken by municipal educational administrators. In Canoas / RS is noted clearly democratic actions focused on education, an example is the municipal valuation, which is prepared by a committee of school teachers. Regarding the contradictions of the indices in the early years of elementary school and finals of the schools surveyed, it was evident behind the result there are many other issues that need to be highlighted. Most of the subjects showed a specific issue, the lack of parental involvement in school life of their children. As we finish this work, we highlight that the city gets from the national managerial evaluation process which aims to regulate and control our education system and receives harsh criticism of the school subjects, develop an evaluation system at municipal level which is defended by the same individuals who criticize the national assessment. Certainly it is a function of how this local evaluation is made from the teachers' participation in formulating the tests’ questions, in addition to professionals receive a return of these evaluations. It makes them feel involved in the process, which ultimately legitimize the municipal evaluation. This shows to us there are a new form of assessment is possible, linked to the process of democratic management of schools.;
Palavras-chave Políticas educacionais; Avaliação em larga escala; Ações de gestão; Canoas/RS; Educational policies; Large-scale evaluation; Management actions;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Humanas::Educação;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2013;
Agência de fomento CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/4110;
Programa Programa de Pós-Graduação em Educação;


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