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Os males de origem da educação brasileira segundo Manoel Bomfim

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Autor Machado, Dênis Wagner;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/7074261709718311;
Orientador Corsetti, Berenice;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/7405584392319464;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Humanidades;
Idioma pt_BR;
Título Os males de origem da educação brasileira segundo Manoel Bomfim;
Resumo Para se construir um mundo melhor, se faz necessário o conhecimento das causas que emperram a sua devida realização. Em nosso passado, existiram notáveis pensadores que se lançaram a tentativa de explicar nossas mazelas, uma personalidade marcante desse esforço foi Manoel Bomfim (1868-1932). Esse acreditava que a educação era o meio de resolução dos dilemas próprios da realidade brasileira e expressou suas convicções em uma vasta produção literária. Desenvolvemos este estudo na intenção de compreender a maneira como Bomfim entendia nossos males de origem na relação com o campo educacional e com âmbito das políticas públicas educacionais. Com esse intuito, tomamos por fontes seu discurso intitulado “O Progresso pela Instrucção” (1904) e o livro nominado “A América Latina: Males de Origem” (1905), ambos propalados em um período de transitoriedade de nossa história. Como objetivo geral, analisamos o conteúdo vinculado nas fontes a fim de percebermos, em Bomfim, qual era sua visão de mundo e qual era sua proposta de solução dos problemas existentes. Nossos objetivos específicos foram: a) fazer emergir das fontes o pensamento político-pedagógico de Manoel Bomfim; b) identificar as principais ideias do pensador nos domínios da educação e da política; c) discutir o projeto educacional de Bomfim na relação com o projeto de nação que ele pretendia edificar. Destarte, buscamos responder a seguinte questão: partindo de seu primeiro discurso e ensaio sobre a interpretação da nação, como Manoel Bomfim compreendia a sociedade brasileira e os males da educação de seu tempo? Articulando texto e contexto, adotamos como fundamento teórico-metodológico de nosso trabalho a metodologia histórico-crítica. A dissertação está estruturada em cinco capítulos: introdução, onde estabelecemos as bases do estudo; contextualização, onde reconstituímos partes da vida de Manoel Bomfim; análise do discurso “O Progresso pela Instrucção”; análise do livro “A América Latina: Males de Origem”; e, finalmente, nossas considerações finais. Entre essas, evidenciamos que o conjunto de concepções que inspirou Manoel Bomfim havia sido na grande maioria, gestada no estrangeiro em tempos históricos anteriores ao dele. Assinalamos também, que, a rigor, qualquer produção do pensador é uma tentativa de relação dos fatos e conhecimentos de seu tempo. Apontamos ainda que as propostas de Bomfim para a educação estavam radicalmente voltadas para a construção de uma pedagogia nacionalmente crítica.;
Abstract In order to build up a better world, it is necessary to know the problems that slow down its achievement. There were some outstanding thinkers in the past, who tried to explain our woes; one of these remarkable personas is Manoel Bomfim (1868-1932). A man who believed education was the path to solve the dilemmas of the brazilian reality and who expressed his convictions in a large array of literary productions. We developed this study intending to comprehend the way Bomfim understood our original woes related to the educational area and to the educational public policies area. To that end, we used as sources his discourse entitled “O Progresso pela Instrucção” (1904) and the book named “A América Latina: Males de Origem” (1905), both publicized in a transitional time in our history. As a main goal, we analyzed the content in the sources to perceive, in Bomfim, what was his worldview and what were his ideas to solve the existing problems. Our specific goals were: a) bring out, from the sources, the political and pedagogical thought of Manoel Bomfim; b) identify the thinker’s main ideas on the educational and political areas; c) discuss Bomfim’s educational project related to the national project he intended to build up. Thus, we aimed to answer the following question: from his first discourse and essay about the interpreting of the nation, how did Manoel Bomfim understood the brazilian society and the educational woes of his time? Articulating text and context, we chose the historical-critical methodology as a theoretical and methodological foundation for our paper. It is structured in five chapters: introduction, where we establish the base for our study; contextualization, where we reconstitute parts of Manoel Bomfim’s life; analysis of the discourse “O Progresso pela Instrucção”; analysis of the book “A América Latina: Males de Origem”; and, finally, our final considerations. Among these, we noted that the set of views that inspired Manoel Bomfim had been mostly created abroad in historic times previous to his. We also pointed out that, strictly, any of the thinker’s productions is an attempt to relate the facts and knowledge of his time. Yet we observe that Bomfim’s ideas for education were radically turned toward the building of a nationally critic pedagogy.;
Palavras-chave Manoel Bomfim; Pensamento político-pedagógico; Políticas educacionais; Pedagogical and political thought; Educational policies;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Humanas::Educação;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2014-03-24;
Agência de fomento CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; PROEX - Programa de Excelência Acadêmica;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/4034;
Programa Programa de Pós-Graduação em Educação;


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