Resumo:
Para se construir um mundo melhor, se faz necessário o conhecimento das causas que emperram a sua devida realização. Em nosso passado, existiram notáveis pensadores que se lançaram a tentativa de explicar nossas mazelas, uma personalidade marcante desse esforço foi Manoel Bomfim (1868-1932). Esse acreditava que a educação era o meio de resolução dos dilemas próprios da realidade brasileira e expressou suas convicções em uma vasta produção literária. Desenvolvemos este estudo na intenção de compreender a maneira como Bomfim entendia nossos males de origem na relação com o campo educacional e com âmbito das políticas públicas educacionais. Com esse intuito, tomamos por fontes seu discurso intitulado “O Progresso pela Instrucção” (1904) e o livro nominado “A América Latina: Males de Origem” (1905), ambos propalados em um período de transitoriedade de nossa história. Como objetivo geral, analisamos o conteúdo vinculado nas fontes a fim de percebermos, em Bomfim, qual era sua visão de mundo e qual era sua proposta de solução dos problemas existentes. Nossos objetivos específicos foram: a) fazer emergir das fontes o pensamento político-pedagógico de Manoel Bomfim; b) identificar as principais ideias do pensador nos domínios da educação e da política; c) discutir o projeto educacional de Bomfim na relação com o projeto de nação que ele pretendia edificar. Destarte, buscamos responder a seguinte questão: partindo de seu primeiro discurso e ensaio sobre a interpretação da nação, como Manoel Bomfim compreendia a sociedade brasileira e os males da educação de seu tempo? Articulando texto e contexto, adotamos como fundamento teórico-metodológico de nosso trabalho a metodologia histórico-crítica. A dissertação está estruturada em cinco capítulos: introdução, onde estabelecemos as bases do estudo; contextualização, onde reconstituímos partes da vida de Manoel Bomfim; análise do discurso “O Progresso pela Instrucção”; análise do livro “A América Latina: Males de Origem”; e, finalmente, nossas considerações finais. Entre essas, evidenciamos que o conjunto de concepções que inspirou Manoel Bomfim havia sido na grande maioria, gestada no estrangeiro em tempos históricos anteriores ao dele. Assinalamos também, que, a rigor, qualquer produção do pensador é uma tentativa de relação dos fatos e conhecimentos de seu tempo. Apontamos ainda que as propostas de Bomfim para a educação estavam radicalmente voltadas para a construção de uma pedagogia nacionalmente crítica.