Autor |
Rios, Thais de Miranda; |
Lattes do autor |
http://lattes.cnpq.br/1182112341842048; |
Orientador |
Adams, Telmo; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/7293725605745367; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Sigla da instituição |
Unisinos; |
País da instituição |
Brasil; |
Instituto/Departamento |
Escola de Humanidades; |
Idioma |
pt_BR; |
Título |
Educação e gestão socioambiental: a experiência do programa Catavida de Novo Hamburgo – RS; |
Resumo |
A presente pesquisa pretende contribuir com os diálogos e práticas socioeducativas, compreendendo as relações já existentes e as potenciais entre educação e gestão socioambiental, no contexto da gestão social de resíduos sólidos recicláveis. A partir do pensamento sistêmico, que compreende a vida em permanente movimento, pretendeu-se suscitar para uma compreensão complexa, relacional da convivência solidária, cordial e justa, entre todos os seres do cosmos, diferentemente do pensamento antropocentrista. O campo empírico é a experiência do programa socioambiental CATAVIDA do município de Novo Hamburgo – RS, um programa de formação de catadores concomitantemente à gestão de resíduos sólidos de alguns locais da cidade. Para a coleta e produção de informações foram analisados documentos nas páginas da internet, documentos físicos localizados na própria Secretaria de Desenvolvimento, a observação em entrevistas individuais e em grupo. Entre as principais conclusões do estudo, salienta-se a importância de educadores e gestores conhecerem em profundidade, de modo sistêmico, as raízes do problema socioambiental para desenvolver projetos coerentes de cunho educativo que integram a dimensão social e econômica, articulando a gestão da coleta seletiva e tratamento adequado dos resíduos domésticos.; |
Abstract |
This research aims to contribute to the dialogue and socio-educational practices, understanding the potential and existing relationships between education and socio- environmental management in the context of social administration of recyclable solid waste. From the systemic thought/thinking, which understands life in motion, it was intended to contribute to a complex understanding of relational solidarity, friendly and fair coexistence among all Cosmos beings, unlike the anthropocentric thinking. The empirical field is the experience of socio-environmental program CATAVIDA of Novo Hamburgo - RS, a collectors training program simultaneously with solid waste management in some cities. For the collection and production of information we analized documents on the website, physical documents found/located at the Development Department, and observations of individual and group interviews. Among the key findings, it is emphasized the importance of educators and managers know deeply, in a systemic way, the roots of the environmental problem to develop coherent projects of educational nature that integrate the social and economic dimension, coordinating the management of selective collection and treatment of household waste.; |
Palavras-chave |
Educação socioambiental; Educação e gestão; Cidadania; Sustentabilidade; Environmental education; Management; Education; Citizenship; Sustainability; |
Área(s) do conhecimento |
ACCNPQ::Ciências Humanas::Educação; |
Tipo |
Dissertação; |
Data de defesa |
2015-02-26; |
Agência de fomento |
CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; PROEX - Programa de Excelência Acadêmica; |
Direitos de acesso |
openAccess; |
URI |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/3817; |
Programa |
Programa de Pós-Graduação em Educação; |