Resumo:
A presente pesquisa pretende contribuir com os diálogos e práticas socioeducativas, compreendendo as relações já existentes e as potenciais entre educação e gestão socioambiental, no contexto da gestão social de resíduos sólidos recicláveis. A partir do pensamento sistêmico, que compreende a vida em permanente movimento, pretendeu-se suscitar para uma compreensão complexa, relacional da convivência solidária, cordial e justa, entre todos os seres do cosmos, diferentemente do pensamento antropocentrista. O campo empírico é a experiência do programa socioambiental CATAVIDA do município de Novo Hamburgo – RS, um programa de formação de catadores concomitantemente à gestão de resíduos sólidos de alguns locais da cidade. Para a coleta e produção de informações foram analisados documentos nas páginas da internet, documentos físicos localizados na própria Secretaria de Desenvolvimento, a observação em entrevistas individuais e em grupo. Entre as principais conclusões do estudo, salienta-se a importância de educadores e gestores conhecerem em profundidade, de modo sistêmico, as raízes do problema socioambiental para desenvolver projetos coerentes de cunho educativo que integram a dimensão social e econômica, articulando a gestão da coleta seletiva e tratamento adequado dos resíduos domésticos.