Resumo:
A política pública investigada visa à incorporação da tecnologia, através do dispositivo tablet, ao cotidiano do educador, ampliando o olhar para a exploração de suas possibilidades no contexto educacional. A presente pesquisa concentra seu foco no uso dos dispositivos móveis na educação, explorando suas possibilidades e impactos no processo de formação continuada do professor. Consolidada entre agosto e novembro de 2014, através de um questionário online, o estudo contou com a participação voluntária de cinquenta e um professores, participantes do projeto Província de São Pedro, oriundos das escolas estaduais de Ensino Médio de Porto Alegre. Os dados coletados abrangem aspectos sobre a classificação do nível de conhecimento dos docentes perante o uso de tecnologias, a adaptação destes ao dispositivo tablet, a qualidade da formação oferecida pelo programa e as percepções destes docentes no que refere-se à aplicabilidade desta política. Este trabalho não apenas poderá auxiliar na avaliação do emprego da referida política pública, como também poderá contribuir para conhecer a situação atual do uso da tecnologia pelos docentes participantes do projeto e o quão distante se está do padrão almejado. Apesar de as instituições públicas brasileiras ainda não possuírem uma infraestrutura adequada para a integração entre a tecnologia e o processo de ensino e aprendizagem, podemos diagnosticar, através desta análise dos dados e dos diversos relatos apresentados pelos professores participantes, quais são os maiores obstáculos para a inserção da tecnologia com fim pedagógico. Com a discussão focada no agente central desta investigação, o docente, reflete-se sobre seu papel na sociedade atual e na forma que se dará a construção de um novo perfil de docente, pautada no direcionamento de seus conhecimentos tecnológicos, hoje utilizados somente no cotidiano, para a construção do aprendizado.