RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

Utilização de tablets pelos professores do ensino médio da rede estadual de ensino no Rio Grande do Sul

Mostrar registro simples

Autor Flesch, Félix Junqueira;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/6951249245650381;
Orientador Kampff, Adriana Justin Cerveira;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/3653442573499053;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Humanidades;
Idioma pt_BR;
Título Utilização de tablets pelos professores do ensino médio da rede estadual de ensino no Rio Grande do Sul;
Resumo A política pública investigada visa à incorporação da tecnologia, através do dispositivo tablet, ao cotidiano do educador, ampliando o olhar para a exploração de suas possibilidades no contexto educacional. A presente pesquisa concentra seu foco no uso dos dispositivos móveis na educação, explorando suas possibilidades e impactos no processo de formação continuada do professor. Consolidada entre agosto e novembro de 2014, através de um questionário online, o estudo contou com a participação voluntária de cinquenta e um professores, participantes do projeto Província de São Pedro, oriundos das escolas estaduais de Ensino Médio de Porto Alegre. Os dados coletados abrangem aspectos sobre a classificação do nível de conhecimento dos docentes perante o uso de tecnologias, a adaptação destes ao dispositivo tablet, a qualidade da formação oferecida pelo programa e as percepções destes docentes no que refere-se à aplicabilidade desta política. Este trabalho não apenas poderá auxiliar na avaliação do emprego da referida política pública, como também poderá contribuir para conhecer a situação atual do uso da tecnologia pelos docentes participantes do projeto e o quão distante se está do padrão almejado. Apesar de as instituições públicas brasileiras ainda não possuírem uma infraestrutura adequada para a integração entre a tecnologia e o processo de ensino e aprendizagem, podemos diagnosticar, através desta análise dos dados e dos diversos relatos apresentados pelos professores participantes, quais são os maiores obstáculos para a inserção da tecnologia com fim pedagógico. Com a discussão focada no agente central desta investigação, o docente, reflete-se sobre seu papel na sociedade atual e na forma que se dará a construção de um novo perfil de docente, pautada no direcionamento de seus conhecimentos tecnológicos, hoje utilizados somente no cotidiano, para a construção do aprendizado.;
Abstract Public policy aims investigated the incorporation of technology through the tablet device, the educator everyday, expanding look at exploring its possibilities in the educational context. This research concentrates its focus on the use of mobile devices in education exploring its possibilities and impacts of continuing teacher training process. Consolidated between August and November 2014, through an online questionnaire, the study relied on the voluntary participation of fifty-one participating teachers design Province of São Pedro, coming from state high schools in Porto Alegre. The data collected cover aspects on the classification of teachers knowledge level before the use of technologies, adapting these to the tablet device, the quality of training offered by the program and the perceptions of these teachers with regard to the applicability of this policy. This work could not only assist in the evaluation of the use of said public policy, it may also help to know the current status of the use of technology by teachers participating in the project and how far it is the desired standard. Although the Brazilian public institutions still do not have adequate infrastructure for integration between technology and the process of teaching and learning, we can diagnose, through this analysis of the data and the various reports submitted by the participating teachers, what are the biggest obstacles to integration of technology with educational purpose. With the discussion focused on the central agent of this research, teaching, is reflected on its role in today's society and in the form that will give the construction of a new teacher profile, based on the direction of their technological knowledge, today only used in daily life for the construction of learning.;
Palavras-chave Tecnologia; Educação; Professor; Tablet; Technology; Education; Teacher;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Humanas::Educação;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2015-02-24;
Agência de fomento Nenhuma;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/3805;
Programa Programa de Pós-Graduação em Gestão Educacional;


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar

Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística