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A (Re) Leitura do superendividamento no Rio Grande do Sul à luz do ‘diálogo entre as fontes do direito’: abrindo espaços para a construção de um novo (?) direito fundamental social de educação financeira

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Autor Silva, Letícia Cancian Selba da;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/2482134309987374;
Orientador Engelmann, Wilson;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/7143561813892945;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Direito;
Idioma pt_BR;
Título A (Re) Leitura do superendividamento no Rio Grande do Sul à luz do ‘diálogo entre as fontes do direito’: abrindo espaços para a construção de um novo (?) direito fundamental social de educação financeira;
Resumo O presente estudo versa sobre a educação financeira como forma de prevenção e tratamento do superendividamento. Como pano de fundo estão: o Decreto 7.397 de 2010 que estabeleceu a Estratégia Nacional de Educação Financeira e o Projeto de Lei do Senado nº 283, que propõe alterações no Código de Defesa do Consumidor para aperfeiçoar a disciplina do crédito ao consumidor e dispor sobre a prevenção do superendividamento. Após um panorama transdisciplinar, em que se conceitua e contextualiza a educação financeira como fato econômico, social e jurídico, realiza-se o exame do perfil do consumidor superendividado no Rio Grande do Sul, tanto nas situações encontradas no Programa de Apoio às Famílias Superendividadas da UNISINOS como nas apelações cíveis do TJRS. Somente a partir desse cenário é que se torna realizável, no caso concreto, a possibilidade de identificar as causas e as consequências do superendividamento. Por decorrência, trazer considerações substanciais à educação financeira, pois os perfis encontrados nos estudos de casos apresentaram sensíveis diferenças entre si. Assim, através do diálogo entre as fontes do Direito pretende-se propor a releitura do superendividamento e a construção de um novo direito fundamental social à educação financeira.;
Abstract The present study focuses on financial education as a tool for indebtedness prevention and treatment. The background of the study encompasses the following: the decree 7.397 of 2010, which establishes the National Strategy of Financial Educational and the Senate’s Bill 283, which proposes changes in the Consumer Protection Code in order to improve the discipline of the credit to consumer and address the over-indebtedness prevention. After a transdisciplinary overview, in which financial education is addressed and analysed as an economic, social and legal fact, the examination of the over-indebtedness consumer profile in Rio Grande do Sul state is performed for both situations: the ones encountered in Over-indebtedness Families Support Program of Unisinos and the ones related to civil appeals of TJRS. Only through that scenario it becomes possible, in this case, to identify causes and consequences of over-indebtedness. As a result, substantial considerations about financial education are also raised, once the profiles found in case studies showed relevant differences between them. Therefore, through the dialogue between the sources of Law, the study aims to suggest the rereading of over-indebtedness and the construction of a new fundamental right to the financial education.;
Palavras-chave Educação financeira; Superendividamento; Consumo; Diálogo entre as fontes do direito; Financial education; Overindebtedness; Consumption; Dialogue between sources of law;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Direito;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2014-12-18;
Agência de fomento Nenhuma;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/3614;
Programa Programa de Pós-Graduação em Direito;


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