Autor |
Terra, Mara Teresinha Rodrigues; |
Lattes do autor |
http://lattes.cnpq.br/4512195426001330; |
Orientador |
Forster, Mari Margarete dos Santos; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/0946175067372667; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Sigla da instituição |
Unisinos; |
País da instituição |
Brasil; |
Instituto/Departamento |
Escola de Humanidades; |
Idioma |
pt_BR; |
Título |
Processo de formação dos professores das séries iniciais do ensino fundamental: ouvindo professoras das quartas séries; |
Resumo |
O presente estudo objetivou responder, essencialmente, a seguinte questão: Como professoras atuantes nas 4ª Séries do Ensino Fundamental se constituíram professoras e quais as implicações disto em sua prática docente? Na busca de respostas a essa questão, formulo os seguintes objetivos: Compreender a trajetória formativa e o constituir-se professor destas professoras, buscando analisar a especificidade ou não de saberes próprios de ser professor das séries iniciais, da 4ª Série especialmente; identificar a origem e a natureza dos saberes adquirido-construídos por esses professores pesquisados e identificar a implicação (ou não) desses saberes/dessa formação nas práticas docentes dessas educadoras. As interlocutoras desta pesquisa são três professoras que atuam na quarta série, em escola pública estadual, todas com mais de 20 anos de experiência docente. Optei por ouvir as professoras da 4ª Série do Ensino Fundamental, por considerar importante este momento de passagem para a segunda etapa do Ensino Fundamental, de 5ª a 8ª Série onde os professores apresentam características diferenciadas em relação às outras séries. A pesquisa está centrada numa abordagem qualitativa e buscou compreender a trajetória formativa dos docentes pesquisados. Os autores que constituem a fundamentação teórica e com os quais dialoguei, juntamente com as narrativas dos sujeitos da pesquisa, foram: Paulo Freire, Terezinha Azerêdo Rios, Selma Garrido Pimenta, Maurice Tardif, Antonio Nóvoa, Ecléa Bosi, Magda Soares, Nilda Paiva Alves, Mario Sérgio Cortella, Carlos Rodrigues Brandão, Maria Cecília de Souza Minayo, Mario Osório Marques, Carlos Marcelo Garcia, Pedrinho Guareschi, José Alberto Correia e Serge Moscovici. Foi possível perceber que a aprendizagem da docência não é um processo homogêneo, na medida em que, cada professor desenvolve certa maneira de ser e pensar a profissão docente, tendo como referência o processo de apropriação frente às experiências vivenciadas nos diferentes contextos formativos com os quais teve contato. O exercício da docência nas séries iniciais e, de forma especial, nas 4ª séries, exige do professor habilidades e saberes ligados especialmente ao ensino integrado, aos vínculos afetivos e a sensibilidade para auxiliar o aluno na passagem entre a unidocência e multidocência; a continuidade do processo de alfabetização e de instrumentalização, para que o aluno lide com o universo do mundo escrito, precisa ser associado a hábitos de organização, com um forte estímulo a autonomia. Estes saberes destacados pelas interlocutoras são construídos essencialmente em sua prática docente, embora reconheçam sua formação acadêmica como essencial. A compreensão sobre o fazer e pensar docente implica na análise dos fatores e eventos que neles influenciam, evidenciando a relevância de estudos acerca das trajetórias formativas, na medida em que, possibilitam uma aproximação com os desejos, angústias, sentimentos e valores, saberes e fazeres que são constituintes do agir/pensar/sentir docente, que foram/são construídos/reconstruídos nos diferentes tempos/espaços formativos.; |
Abstract |
The current study aims to answer essentially the following questions, "How do performing teachers of 4th grades of Basic School putting themselves together as teachers?" And "What the involvement of that on their teaching practice?" On the searching of answers from those questions, you make the following aims, understanding the graduating course and be a teacher of those teachers, inquiring to analyse the specificiment or noto f proper knowledges of being a teacher from First Classes orespecially of Four_Grade; identifying the origem and the nature of knowledges acquired-built by those researched teachers and to identify the involvement (or not) those lnowledges/that formation of the teaching practices of those educators. The interlocutors of that research are (three) teachers that perform in the Four_Grade on State School, all of them with more than twenty years of tesching experience. One decided for listening teachers from Fourth Grades of basic School for considering this moment important on passing to the second stage from fifth to eighth grade of Basic School, where teachers have showm different qualities in respect to the other classes. The research is centralized in a qualitative approach and hás investigated to understand the graduating course of the researching teachers. It was possible to realize that reading of teaching its not a homogeneous proceeding, as each teacher develop a certainly way of being thinking the teaching profession, having as reference the proceeding of appropriation before being experiences different instructive contexts. Practice of teaching in the First grades and essentially in the Fourth Grades, demand of the skills and knwoledges link particulary to Integral Education with affective chains and the sensibility to helping the pupil through the change between the uniteaching and multiteaching; the continuity of the proceeding of the teaching of reading and instrumentaliation in order to the pupil deal with the universe of the worlds written, He needs to get into the habito f organization, with a strong encouragement to autonomy. These Knwoledges emphasized by the the interlocutors are built essentialy in their teaching practices, although they admit their academic backgroud as essential. The umderstanding about doing and teaching think involve to analyse factors, and events and their influences, evidencing the importance of studuing about formative courses as they make possible an approach with wishes, and anguishes, and feelings and worths, and knowledges and doings that are membres of the act/think feels teeaching, that were/are built/rebuilt in different formative times/spaces.; |
Palavras-chave |
Trajetórias formativas; Saberes docentes; Prática docente; Graduating courses; Teaching knowleges; Teaching pratices; |
Área(s) do conhecimento |
ACCNPQ::Ciências Humanas::Educação; |
Tipo |
Dissertação; |
Data de defesa |
2010-09-13; |
Agência de fomento |
Nenhuma; |
Direitos de acesso |
openAccess; |
URI |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/3535; |
Programa |
Programa de Pós-Graduação em Educação; |