Resumo:
O presente estudo objetivou responder, essencialmente, a seguinte questão: Como professoras atuantes nas 4ª Séries do Ensino Fundamental se constituíram professoras e quais as implicações disto em sua prática docente? Na busca de respostas a essa questão, formulo os seguintes objetivos: Compreender a trajetória formativa e o constituir-se professor destas professoras, buscando analisar a especificidade ou não de saberes próprios de ser professor das séries iniciais, da 4ª Série especialmente; identificar a origem e a natureza dos saberes adquirido-construídos por esses professores pesquisados e identificar a implicação (ou não) desses saberes/dessa formação nas práticas docentes dessas educadoras. As interlocutoras desta pesquisa são três professoras que atuam na quarta série, em escola pública estadual, todas com mais de 20 anos de experiência docente. Optei por ouvir as professoras da 4ª Série do Ensino Fundamental, por considerar importante este momento de passagem para a segunda etapa do Ensino Fundamental, de 5ª a 8ª Série onde os professores apresentam características diferenciadas em relação às outras séries. A pesquisa está centrada numa abordagem qualitativa e buscou compreender a trajetória formativa dos docentes pesquisados. Os autores que constituem a fundamentação teórica e com os quais dialoguei, juntamente com as narrativas dos sujeitos da pesquisa, foram: Paulo Freire, Terezinha Azerêdo Rios, Selma Garrido Pimenta, Maurice Tardif, Antonio Nóvoa, Ecléa Bosi, Magda Soares, Nilda Paiva Alves, Mario Sérgio Cortella, Carlos Rodrigues Brandão, Maria Cecília de Souza Minayo, Mario Osório Marques, Carlos Marcelo Garcia, Pedrinho Guareschi, José Alberto Correia e Serge Moscovici. Foi possível perceber que a aprendizagem da docência não é um processo homogêneo, na medida em que, cada professor desenvolve certa maneira de ser e pensar a profissão docente, tendo como referência o processo de apropriação frente às experiências vivenciadas nos diferentes contextos formativos com os quais teve contato. O exercício da docência nas séries iniciais e, de forma especial, nas 4ª séries, exige do professor habilidades e saberes ligados especialmente ao ensino integrado, aos vínculos afetivos e a sensibilidade para auxiliar o aluno na passagem entre a unidocência e multidocência; a continuidade do processo de alfabetização e de instrumentalização, para que o aluno lide com o universo do mundo escrito, precisa ser associado a hábitos de organização, com um forte estímulo a autonomia. Estes saberes destacados pelas interlocutoras são construídos essencialmente em sua prática docente, embora reconheçam sua formação acadêmica como essencial. A compreensão sobre o fazer e pensar docente implica na análise dos fatores e eventos que neles influenciam, evidenciando a relevância de estudos acerca das trajetórias formativas, na medida em que, possibilitam uma aproximação com os desejos, angústias, sentimentos e valores, saberes e fazeres que são constituintes do agir/pensar/sentir docente, que foram/são construídos/reconstruídos nos diferentes tempos/espaços formativos.