Resumo:
Há no Brasil uma crescente cultura de avaliação da educação básica na qual estão se inserindo também as escolas privadas, com reflexos em sua gestão e objetivando, de forma genérica, a melhoria na qualidade da educação. Compreender como avaliação em larga escala e gestão da educação básica se relacionam e como são significadas por escolas privadas no Rio Grande do Sul foi o objetivo desta tese. A presente investigação empreendeu metodologia qualitativa, utilizando como instrumento de pesquisa questionários enviados às escolas privadas de educação básica no Rio Grande do Sul. Foram realizadas também entrevistas com responsáveis por agências que realizam avaliações em larga escala. O primeiro dos quatro capítulos da tese apresenta o quadro teórico de gestão e avaliação da educação a partir da literatura. No segundo capítulo são analisadas agências de avaliações em larga escala, assim como as escolas pesquisadas e seus desafios atuais. Os capítulos 3 e 4 apresentam a interpretação dos dados da pesquisa e sua discussão com diversos autores. O terceiro capítulo relata as experiências das escolas com relação à avaliação em larga escala, que usos dela são feitos e suas consequências para a gestão, e no quarto capítulo encontram-se os aspectos importantes de gestão da educação, organizados em seis blocos emergidos da análise. Concluindo, esta pesquisa mostrou como gestão e avaliação em larga escala estão imbricadas e a forma como são significadas por escolas privadas de educação básica. É ressaltada, ainda, a importância de um maior número de pesquisas no âmbito das escolas privadas com relação à gestão e aos processos avaliativos.