Resumo:
Esta tese problematiza a formacao de professores que ensinam matematica nos anos iniciais a partir de um Curso de Formacao de Professores de Nivel Medio de uma Escola do interior do Rio Grande do Sul, nas decadas de 1960 a 2000, considerando algumas aproximacoes dos estudos foucaultianos, da area da educacao e da area de educacao matematica. As questoes que orientaram a pesquisa sao: de que forma os saberes matematicos constituiram as praticas de ensino de matematica de nivel medio (Normal/Magisterio) do Curso de Formacao analisado? Que praticas de ensino de matematica operaram na formacao de professores de anos iniciais no periodo analisado? Para dar conta de tais questoes, as ferramentas analiticas ?\praticas discursivas de formacao., ?\regimes de verdade. e ?\jogos de verdade. foram se constituindo juntamente com as analises do material, que consistiu de: um livro de atas de estagio, oito entrevistas com professores que trabalharam no Curso, quatro questionarios com supervisoras de estagio, um caderno de planejamentos, um Programa Experimental de Matematica, duas apostilas de planejamentos e duas propostas de estagio. Do exercicio de analise empreendido, resultaram dois movimentos, nomeados como regimes e jogos de verdade. No primeiro, sao apresentados os regimes de verdade constituidos na producao do desenvolvimento do raciocinio e do comportamento, a partir da alianca entre a psicologia e a pedagogia, no final do seculo XIX e inicio do seculo XX, no sentido de investir em praticas voltadas ao desenvolvimento do raciocinio, a producao de um sujeito inteligente, a aprendizagem de conceitos, ao uso do material concreto, ao raciocinio logico. No segundo movimento, os jogos de verdade e uma politica de verdade enfatizam as praticas de ensino de matematica voltadas aos discursos das pedagogias centradas na crianca, na pedagogia critica, em que a enfase esta em ensinar a partir do interesse da crianca, do tema gerador, da globalizacao e da realidade do aluno. Esses jogos de verdade produzem efeitos na formacao de professores, produzindo outra matematica, que assume a funcao de luta politica e esclarecimento de consciencias, tanto de alunos quanto de professores. Com essas praticas, produzem-se outros modos de ver e de dizer a matematica, o professor e o aluno. Dessa forma, a analise empreendida permitiu argumentar que as praticas de ensino de matematica nos anos iniciais constituem e sao constituidas por jogos de verdade que envolvem as concepcoes de conhecimento cientifico, de matematica, de ensino de cada epoca e de sujeito, articuladas pela razao de um Estado governamentalizado.