Resumo:
Esta tese teve como finalidade escrever sobre o campo de conhecimento da Terapia Ocupacional, pretendendo aproximar este campo ao campo da ergologia. O estudo está fundamentado teoricamente pelos pressupostos da educação, educação e trabalho, ergologia, saberes, experiência, fenomenologia da percepção e hermenêutica fenomenológica. O campo de estudo principal é a Terapia Ocupacional. O objetivo geral deste estudo foi investigar se a proposta do método da escavação, como método de ensino e clínico em Terapia Ocupacional, poderá se constituir em um Dispositivo Dinâmico a Três Pólos da Abordagem Ergológica, a partir da experimentação e da confrontação, entre os saberes produzidos neste processo e os saberes da formação, dos alunos participantes do Grupo de Estudos sobre Atividade Humana. Neste estudo, utilizamos a pesquisa qualitativa, por ser esta a mais adequada devido à especificidade deste estudo, uma vez que o mesmo exigiu uma multiplicidade de materiais originários de diversas fontes. Este estudo foi de cunho qualitativo do tipo exploratório, estudo de caso. A pesquisa também envolveu levantamento documental, entrevistas e registros de observações sistemática do grupo de estudos sobre atividades humanas. A análise da pesquisa foi realizada por meio da triangulação de fontes e da hermenêutica dialética. Por meio da análise do estudo de caso, foi possível inferir que, neste processo, vivido na experiência do grupo, houve a confrontação entre os saberes da formação, a empiria dos alunos e os saberes aprendidos na experiência do grupo e também o entrecruzamento destes saberes, possibilitando aos discentes a renormatização da formação e a ressignificação da vida cotidiana e de trabalho. A proposta do método da escavação foi o dispositivo que possibilitou a circularidade dos saberes formais e da empiria nos vários espaços em que a formação se insere, oportunizando aos discentes reavaliarem o seu conhecimento, produzirem um novo olhar sobre as tecnologias da Terapia Ocupacional e vivenciarem uma nova forma de analisar as atividades a partir da auto-escavação. A proposta do método também proporcionou o ressignificar e renormatizar as atividades de trabalho dos discentes, assim como o território profissional, garantindo e reafirmando com isso o poder terapêutico da atividade, respeitando sua historicidade, temporalidade e contexto social. A proposta do processo de escavação, utilizado como dispositivo de análise das experiências e percepções vividas no grupo, constituiu-se em um Dispositivo Dinâmico a Três Pólos da Abordagem Ergológica, uma vez que os alunos que participaram deste grupo, ao analisarem as atividades realizadas, as tecnologias da Terapia Ocupacional, as práticas de ensino e a sua própria atividade de trabalho, confrontaram estes saberes, ressignificando-os e renormatizando-os.