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Os estágios de envolvimento internacional e suas relações com a performance internacional de empresas brasileiras

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Autor Führ, Ilocir José;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/5778045280831264;
Orientador Garrido, Ivan Lapuente;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/0319401801737464;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Gestão e Negócios;
Idioma pt_BR;
Título Os estágios de envolvimento internacional e suas relações com a performance internacional de empresas brasileiras;
Resumo O objetivo do presente estudo foi pesquisar a relação existente entre estágios de envolvimento internacional e a performance internacional de empresas brasileiras. Assim, foi realizada ampla revisão de literatura contemplando aspectos atinentes à internacionalização de empresas, principalmente relacionados aos modelos de estágios de envolvimento internacional e performance internacional. Foi necessária a adaptação de um modelo de estágios de envolvimento e a escolha de uma escala para mensuração da performance internacional das empresas. O modelo teórico deste estudo compreendeu três hipóteses de pesquisa, as quais foram testadas numa amostra de 126 empresas brasileiras, localizadas no Rio Grande do Sul, um estado do Sul do Brasil, durante o segundo semestre de 2010. Sugeriu-se, baseado na literatura pesquisada, que as empresas avançam (ou até mesmo recuam) pelos estágios de envolvimento internacional conforme a complexidade da estratégia de internacionalização adotada e de acordo com sua dependência do faturamento internacional. Verificou-se, pelo presente estudo, que empresas que adotam estratégias de maior complexidade têm, em média, performance internacional superior. Além disso, esta pesquisa revelou que empresas que possuem maior dependência do faturamento internacional também têm, em média, performance internacional superior. Ainda, este estudo constatou, principalmente, que quanto maior o envolvimento internacional da empresa, maior será a sua performance internacional. Por fim, esta pesquisa também mostra outras conclusões relacionadas à internacionalização das empresas.;
Abstract The objective of the present study was to investigate the existent relationship between international involvement stages and international performance of Brazilian companies. So, a wide literature review was accomplished contemplating aspects about the internationalization of the companies, mainly related to international involvement stage models and international performance. It was necessary to adapt an involvement stage model and to choose a scale for measuring the companies international performance. The theoretical model of this study comprehended three research hypotheses, which were tested in a sample of 126 Brazilian companies located in Rio Grande do Sul, a south Brazilian state, during the second semester of 2010. It was suggested, based on the researched literature, that companies advance (or even retreat) through the international involvement stages according to the internationalization complexity of the strategy and in agreement with its dependence on international revenue. It was verified, for the present study, that companies which adopt strategies of larger complexity have, on average, better international performance. Besides, this research revealed that companies which have larger dependence on international revenue also have, on average, better international performance. Still, this study verified, mainly, the higher the international involvement of the company, the greater will be its international performance. Finally, this research also shows other conclusions related to the internationalization of companies.;
Palavras-chave Envolvimento internacional das empresas; Modelos de estágios de envolvimento internacional; Performance internacional; Determinantes de performance internacional; Empresas brasileiras; International involvement of companies; Models of international involvement stages; International performance; Determinants of international performance; Brazilian companies;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Administração;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2011-03-24;
Agência de fomento Banco Santander / Banespa;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/3221;
Programa Programa de Pós-Graduação em Administração;


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