Resumo:
O objetivo do presente estudo foi pesquisar a relação existente entre estágios de envolvimento internacional e a performance internacional de empresas brasileiras. Assim, foi realizada ampla revisão de literatura contemplando aspectos atinentes à internacionalização de empresas, principalmente relacionados aos modelos de estágios de envolvimento internacional e performance internacional. Foi necessária a adaptação de um modelo de estágios de envolvimento e a escolha de uma escala para mensuração da performance internacional das empresas. O modelo teórico deste estudo compreendeu três hipóteses de pesquisa, as quais foram testadas numa amostra de 126 empresas brasileiras, localizadas no Rio Grande do Sul, um estado do Sul do Brasil, durante o segundo semestre de 2010. Sugeriu-se, baseado na literatura pesquisada, que as empresas avançam (ou até mesmo recuam) pelos estágios de envolvimento internacional conforme a complexidade da estratégia de internacionalização adotada e de acordo com sua dependência do faturamento internacional. Verificou-se, pelo presente estudo, que empresas que adotam estratégias de maior complexidade têm, em média, performance internacional superior. Além disso, esta pesquisa revelou que empresas que possuem maior dependência do faturamento internacional também têm, em média, performance internacional superior. Ainda, este estudo constatou, principalmente, que quanto maior o envolvimento internacional da empresa, maior será a sua performance internacional. Por fim, esta pesquisa também mostra outras conclusões relacionadas à internacionalização das empresas.