Resumo:
O desempenho internacional vem sendo bastante pesquisado no meio acadêmico nas últimas décadas, a partir do estudo realizado por Tookey, na década de 60. Apesar do grande volume de trabalhos publicados sobre o tema, as pesquisas sobre desempenho internacional caracterizam-se por uma falta de unicidade tanto conceitual quanto operacional. Dentre as lacunas verificadas nos estudos sobre desempenho internacional, pode-se mencionar a falta de unicidade conceitual e operacional, a concentração de estudos em países desenvolvidos, a pouca incidência de trabalhos com approach multicultural. Esta dissertação tem como objetivo mensurar desempenho internacional através de uma escala com distintas perspectivas. Para tanto, na pesquisa investigam-se os temas desempenho, desempenho internacional, dimensões de desempenho, indicadores e determinantes de desempenho, além de um conjunto de escalas de mensuração desenvolvidas previamente. A partir da análise destas escalas, tendo como base as possibilidades de desenvolvimento de contribuições quanto as lacunas apresentadas pelo tema, a escala EXPERF (ZOU et al., 1998) é selecionada. São então desenvolvidas alternativas sobre novos indicadores e determinantes para minimizar as incongruências citadas pela literatura. Como resultado deste desenvolvimento é então proposto e testado um modelo conceitual através de Modelagem de Equações Estruturais com o auxilio do SPSS. Por meio de pesquisa exploratório-descritiva, realizou-se um levantamento com 178 empresas exportadoras brasileiras do setor calçadista. Como resultados gerais, o modelo proposto apresentou duas novas dimensões de mensuração de desempenho internacional, a dimensão relacional e a dimensão de marketing. Além disso, novos indicadores foram agregados as dimensões originais da escala EXPERF. Estas duas novas dimensões, agregadas as dimensões da escala EXPERF com novos indicadores, apresentaram validação estatística quando da aplicação do modelo proposto. Foi possível também verificar que o determinante interação, de acordo com proposição feita por Cadogan ET AL. (2005), assim como o comprometimento exportador e os modos de entrada no mercado externo, influenciam positivamente no desempenho internacional das empresas