Resumo:
A investigação "Qualidade da Educação Superior e o Prouni: Limites e Possibilidades de uma Política de Inclusão" integrou o Projeto Observatório de Educação - CAPES/INEP e a Rede Sul Brasileira de Investigadores da Educação Superior - RIES. A pesquisa assumiu uma perspectiva qualitativa de cunho interpretativo que se utiliza de dados quantitativos e teve como foco central a qualidade da educação superior. O estudo se propôs a investigar o Programa Universidade para Todos - PROUNI, enquanto uma política de inclusão na Educação Superior, com o intuito de averiguar se a presença dos bolsistas deste Programa impacta a qualidade de ensino nas Instituições que os acolhem. A abordagem metodológica assumiu a condição de estudo de caso, tomando como foco uma universidade da região sul do Brasil. Para a obtenção dos dados, além das fontes documentais, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com professores e gestores da IES e aplicados questionários com os estudantes beneficiados pelo Prouni. Para o aprofundamento dos conceitos de qualidade na educação superior, foram feitas, ainda, algumas entrevistas com professores da Universidade de Sevilha, por ocasião do estágio sanduíche, com beneficio da bolsa do CNPq. O referencial teórico envolveu, principalmente, aportes de READINGS(2003), DIAS SOBRINHO (2005), PAIM (1982), MOROSINI (2007), CHAUÍ (2001), CUNHA (2006, 1998), OLIVEN(2007),FREIRE(1980), SZYMANSKI (2002) e SILVEIRA(2002) e outros. Comoresultado do estudo foi possível ensaiar alguns indicadores de qualidade da educação superior e, mais especialmente, do ensino de graduação. Os dados empíricos foram organizados em cinco categorias, expressas como: Democratização e ampliação do acesso na educação superior; Permanência dos estudantes na universidade; Ascensão na escala social, tendo em vista a condição familiar do estudante; Sucesso no percurso acadêmico; Qualificação do estudante no espaço laboral; e Consolidação de valores democráticos de equidade e solidariedade. Com os dados obtidos através da empiria foi possível fazer algumas inferências. A mais ampla e geral informa que a presença dos alunos bolsistas do Prouni não impacta negativamente a qualidade da Educação Superior, na opinião dos professores, gestores e dos próprios estudantes participantes da pesquisa. Possíveis razões apontadas para tal resultado, dizem respeito à condição de ingresso dos alunos, pautada pelo mérito obtido no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Este estaria garantindo um critério meritocrático que se alia aos demais, relativos ao percurso estudantil prévio em escola pública e à renda familiar. Há, inclusive, indícios de rendimento positivo dos estudantes, justificado pela maior motivação e interesse destes alunos que, assim, estariam valorizando a oportunidade que o Programa lhes proporcionou. Entretanto, os dados quantitativos evidenciam uma significativa evasão, que aponta o rendimento acadêmico insuficiente como um dos principais motivos de tal fenômeno. Esses estudantes evadidos, mesmo que silenciosamente, - já que não se constituíram como amostra nesse estudo -, estão indicando uma condição diferente, que tensiona os resultados obtidos que decorrem daqueles que permanecem na Instituição com bom desempenho acadêmico. Esse dado está estimulando a necessidade de repensar as políticas governamentais e institucionais, no sentido de prever maior apoio aos bolsistas durante o percurso de formação e aprofundar as causas da evasão. Ainda assim, os dados reforçam a importância das políticas de ação afirmativa, com o intuito de minorar as diferenças de oportunidades educacionais que se evidenciam em sociedades desiguais, como é o caso do Brasil.