RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

O português como segunda língua nas escolas da imigração alemã : um estudo do Jornal da Associação de Professores Teuto-Brasileiros Católicos do Rio Grande do Sul (1900 – 1939)

Mostrar registro simples

Autor Bredemeier, Maria Luísa Lenhard;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/3775491336986270;
Orientador Knijnik, Gelsa;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/8744369266395118;
Instituição Universidade do Vale do Rio do Sinos;
Sigla da instituição UNISINOS;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Humanidades;
Idioma pt_BR;
Título O português como segunda língua nas escolas da imigração alemã : um estudo do Jornal da Associação de Professores Teuto-Brasileiros Católicos do Rio Grande do Sul (1900 – 1939);
Resumo Esta Tese tem como objetivo examinar o discurso sobre o português como segunda língua nas escolas da imigração alemã do estado do Rio Grande do Sul, presente no periódico Jornal da Associação de Professores Teuto-Brasileiros Católicos do Rio Grande do Sul, cuja circulação abrangeu o período de 1900 a 1939. De modo mais específico, discute como se configuraram as condições de possibilidade para o surgimento de publicações em língua alemã no Rio Grande do Sul, em particular, do Jornal da Associação de Professores Teuto-Brasileiros Católicos do Rio Grande do Sul; como questões relativas ao português como segunda língua foram se constituindo em um debate para a educação dos filhos de imigrantes de fala alemã do Rio Grande do Sul; os tensionamentos que marcaram o referido debate e os enunciados que constituem o discurso do Jornal da Associação de Professores Teuto-Brasileiros Católicos do Rio Grande do Sul sobre o aprender e o ensinar a língua do país. Os aportes teóricos do estudo vinculam-se às obras de Michel;
Abstract This doctoral thesis aimes at examining the discourse on Portuguese as a second language at schools from the German immigration region in the Federal State of Rio Grande do Sul (southern Brazil) as they appeared in the newspaper Jornal da Associação de Professores Teuto-Brasileiros Católicos do Rio Grande do Sul [Journal of the Catholic German-Brazilian Teachers’ Association of Rio Grande do Sul] published between 1900 and 1939. Specifically, it discusses how the circulation of print media in German was possible in Rio Grande do Sul, particularly regarding the Jornal da Associação de Professores Teuto-Brasileiros Católicos do Rio Grande do Sul [Journal of the Catholic German-Brazilian Teachers’ Association of Rio Grande do Sul]; how Portuguese as a second language would become an issue of debate regarding the education of the German migrant’s children in this Federal State; the tensions around this debate and the enunciations that constitute the discourse in the Jornal da Associação de Professores Teuto-B;
Palavras-chave bilinguismo; educação linguística; ensino de segunda língua; Michel Foucault; Paul Veyne; escolas da imigração alemã; bilingualism; linguistic education; second language teaching; schools of the german immigration;
Área(s) do conhecimento Ciências Humanas;
Tipo Tese;
Data de defesa 2010-03-31;
Agência de fomento Nenhuma;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2110;
Programa Programa de Pós-Graduação em Educação;


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar

Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística