Autor |
Siqueira, André Boccasius; |
Lattes do autor |
http://lattes.cnpq.br/9218560086445947; |
Orientador |
Fischer, Beatriz T. D.; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/4948105804186093; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio do Sinos; |
Sigla da instituição |
UNISINOS; |
País da instituição |
Brasil; |
Instituto/Departamento |
Escola de Humanidades; |
Idioma |
pt_BR; |
Título |
Alunos do PROEJA: histórias de estudantes do Instituto
Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-
Grandense, Campus Sapucaia do Sul; |
Resumo |
O tema central deste estudo situa-se numa iniciativa que emerge entre as recentes políticas públicas de educação em nosso país - o Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos/PROEJA. A pesquisa busca compreender trajetórias de estudantes trabalhadores que retomam a experiência de estudar, frequentando tal modalidade de escolarização, no intuito de completar se s estudos em nível de educação básica, aspirando ao mesmo tempo um ensino profissionalizante. Também constitui
objetivo desta investigação verificar até que ponto novas políticas, como o PROEJA, têm processado práticas articuladas à form ção do sujeito cidadão. Tal programa,
iniciado em 2006, procura resgatar uma deficiência de mão-de-obra no setor produtivo da economia e a cidadania de jovens e adultos inseridos no mercado de trabalho desde tenra idade. A pesquisa foi realizada com alunos do Instituto Federal
de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense, Campus S; |
Abstract |
The present study central theme lies in an initiative that rises among the recent public policies of education in our country - the Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de
Jovens e Adultos/PROEJA. The present research attempts to understand the path of working students who resume the experience of studying, attending such type of education, in order to complete their study in basic education level, at the same time longing for professionalizing teaching. It is also an objective of the present investigation verifying to what extent new policies, like PROEJA, have performed
practices associated to the formation of the citizen subject. Such program, initiated in 2006, attempts to recover a labor deficit in the economy productive sector and the
citizenship of young and adults who have entered the work life in their early ages. The research has been performed with students of Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandens; |
Palavras-chave |
ensino técnicoprofissionalizante; políticas públicas de educação; trabalho; trajetórias de vida; PROEJA; life history; technical-professional
teaching; work; public policies of education; |
Área(s) do conhecimento |
Ciências Humanas; |
Tipo |
Tese; |
Data de defesa |
2010-02-26; |
Agência de fomento |
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; |
Direitos de acesso |
openAccess; |
URI |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2107; |
Programa |
Programa de Pós-Graduação em Educação; |