RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

Formação e profissionalidade em ação: estudo de caso em um curso de pedagogia para professoras no exercício da docência

Mostrar registro simples

Autor Carlos, Lígia Cardoso;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/6058487579514784;
Orientador Forster, Mari Margarete dos S.;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/0946175067372667;
Instituição Universidade do Vale do Rio do Sinos;
Sigla da instituição UNISINOS;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Humanidades;
Idioma pt_BR;
Título Formação e profissionalidade em ação: estudo de caso em um curso de pedagogia para professoras no exercício da docência;
Resumo A tese tomou como objeto de estudo uma turma do Programa Especial para Formação de Professores em Serviço vinculado à Faculdade de Educação da Universidade Federal de Pelotas. Teve como questão inicial de pesquisa saber como foi possível conseguir transformações no senso comum fortalecido pelas práticas de escolarização e de docência das professoras discentes do curso. A questão delimitou um campo de análise e inseriu-se no propósito de compreender e dar visibilidade a um processo de êxito no que se referia às expectativas dos grupos envolvidos. Quanto à coleta de dados, foram privilegiados textos escritos pelas alunas durante o curso de formação e entrevistas narrativas que permitiram reconstruir determinados acontecimentos a partir da perspectiva individual. A análise foi feita dentro da estratégia do estudo de caso, com a utilização de princípios da análise de conteúdos. As unidades de análise ― leitura, escrita e participação ― foram consideradas como dispositivos de formação com capacidade;
Palavras-chave experiência docente; formação em serviço; teoria-prática; formação de professores; in-service education; teacher experience; theory-practice; teacher formation;
Área(s) do conhecimento Ciências Humanas;
Tipo Tese;
Data de defesa 2010-02-18;
Agência de fomento Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2098;
Programa Programa de Pós-Graduação em Educação;


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar

Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística