Autor |
Carlos, Lígia Cardoso; |
Lattes do autor |
http://lattes.cnpq.br/6058487579514784; |
Orientador |
Forster, Mari Margarete dos S.; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/0946175067372667; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio do Sinos; |
Sigla da instituição |
UNISINOS; |
País da instituição |
Brasil; |
Instituto/Departamento |
Escola de Humanidades; |
Idioma |
pt_BR; |
Título |
Formação e profissionalidade em ação: estudo de caso em um curso de pedagogia para professoras no exercício da docência; |
Resumo |
A tese tomou como objeto de estudo uma turma do Programa Especial para Formação de Professores em Serviço vinculado à Faculdade de Educação da Universidade Federal de Pelotas. Teve como questão inicial de pesquisa saber como foi possível conseguir transformações no senso comum fortalecido pelas práticas de escolarização e de docência das professoras discentes do curso. A questão delimitou um campo de análise e inseriu-se no propósito de compreender e dar visibilidade a um processo de êxito no que se referia às expectativas dos grupos envolvidos. Quanto à coleta de dados, foram privilegiados textos escritos pelas alunas durante o curso de formação e entrevistas narrativas que permitiram reconstruir determinados acontecimentos a partir da perspectiva individual. A análise foi feita dentro da estratégia do estudo de caso, com a utilização de princípios da análise de conteúdos. As unidades de análise ― leitura, escrita e participação ― foram consideradas como dispositivos de formação com capacidade; |
Palavras-chave |
experiência docente; formação em serviço; teoria-prática; formação de professores; in-service education; teacher experience; theory-practice; teacher formation; |
Área(s) do conhecimento |
Ciências Humanas; |
Tipo |
Tese; |
Data de defesa |
2010-02-18; |
Agência de fomento |
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; |
Direitos de acesso |
openAccess; |
URI |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2098; |
Programa |
Programa de Pós-Graduação em Educação; |