Autor |
Silveira, Denise Nascimento; |
Lattes do autor |
http://lattes.cnpq.br/4866864802999230; |
Orientador |
M.B.Fernandes, Cleoni; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/0233489763906464; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio do Sinos; |
Sigla da instituição |
UNISINOS; |
País da instituição |
Brasil; |
Instituto/Departamento |
Escola de Humanidades; |
Idioma |
pt_BR; |
Título |
O estágio curricular supervisionado na escola de educação básica: diálogo com professores que acolhem estagiários; |
Resumo |
Esse trabalho aborda o estágio no percurso da formação inicial nos Cursos de Licenciatura, após a implementação da legislação pertinente, onde houve um aumento considerável da carga horária dedicada ao estágio curricular supervisionado a partir do início da segunda metade do curso. Com essa perspectiva a legislação promove a inserção no campo profissional e o licenciando permanece mais tempo junto ao futuro campo de atuação, sendo um exercício de formação profissional in loco. O objetivo desse trabalho foi ouvir professores que recebem o estagiário em sua sala de aula. Ouvindo as vozes desses profissionais, que com seu trabalho podem tornar a Escola de Educação Básica um campo de formação. A metodologia adotada foi de abordagem qualitativa, usando o estudo de caso com princípios etnográficos na busca de fazer coexistir a linguagem da experiência, de estar e pensar no trabalho de campo, com a linguagem da teoria, que ampara a compreensão do que ocorre nesse espaço, apoiado nas narrativas dos docentes. Os; |
Abstract |
This work broads the traineeship in the initial formation way on the degree courses, after the implementation of the pertinent legislation, where a considerable increase in the workload happened, dedicated to the supervisioned curricular traineeship, from the begin of the second half of the course on. With this perspective the legislation promotes the insertion on the professional field and the degree student remain more time within the future atuation field, being an exercise of professional formation in loco. The work objective was to listen professors that have received trainees at their classroom. Listening to these professionals, who with hard work can make the basic education school, became a formation field. The method used was a qualitative broach, using the study of case with ethnographic principles aiming to make coexist the language of experience, staying and thinking on the work field, with the theory language, which helps to understand what happens in this space, based on the narrative of these p; |
Palavras-chave |
campo de formação; campo profissional; escola básica; estágio supervisionado; narrativas; formação inicial de professores; Basic school; Formation field; narratives; professional field; supervisioned traineeship; initial formation of professors; |
Área(s) do conhecimento |
Ciências Humanas; |
Tipo |
Tese; |
Data de defesa |
2008-11-21; |
Agência de fomento |
Nenhuma; |
Direitos de acesso |
openAccess; |
URI |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2093; |
Programa |
Programa de Pós-Graduação em Educação; |