Autor |
Silva, Marcelo Silva da; |
Lattes do autor |
http://lattes.cnpq.br/3401833558475985; |
Orientador |
Forster, Mari Margarete dos S.; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/0946175067372667; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio do Sinos; |
Sigla da instituição |
UNISINOS; |
País da instituição |
Brasil; |
Instituto/Departamento |
Escola de Humanidades; |
Idioma |
pt_BR; |
Título |
"Alice vai à Universidade!" docentes e docência universitária:
trajetórias, saberes e intuições na formação da profissionalidade; |
Resumo |
A presente tese é fruto do estudo realizado no campo da docência universitária, explorando as fronteiras e os intercruzamentos entre a razão e a emoção; o vivido e o observado; o teórico e a prática; os saberes profissionais e a intuição docente. Através da pesquisa, buscou-se responder como os docentes universitários constituem seus saberes profissionais e como utilizam a intuição em seu saber-fazer cotidiano. Na construção teórica, dialogou-se, fundamentalmente, com alguns autores, entre eles: Cunha (1998); Leite [Org.] (1999); Garrido; Cunha; Martini [org.] (2002); Masetto (1998); Morosini [org.] (2003); Tardif et al (1991); Tardif (2002); Tardif; Gauthier (1996); Borges (1995); Claxton & Atkinson (2002); Viera Pinto (1979); Sousa Santos (1995), (2002). Metodologicamente o estudo caracterizou-se como uma pesquisa qualitativa, na perspectiva do paradigma emergente, buscando a construção de um conhecimento científico que pudesse tornar-se um novo senso comum emancipatório (SOUSA SANTOS, 1995). Os instrumento; |
Abstract |
The present dissertation is the result of a study performed in the field of academic teaching, exploring the borders and intersections between: reason and emotion; what was experienced and what was observed; theory and practice; professional knowledge and teachers’ intuition. By means of research, we have tried to answer how university teachers constitute their professional knowledge and how they use intuition in their daily know-how. In the theoretical construction we had a dialogue fundamentally with some authors, among them we point out: Cunha (1998); Leite [Org.] (1999); Garrido; Cunha; Martini [org.] (2002); Masetto (1998); Morosini [org.] (2003); Tardif et al (1991); Tardif (2002); Tardif; Gauthier (1996); Borges (1995); Claxton & Atkinson (2002); Viera Pinto (1979); Sousa Santos (1995), (2002). Methodologically, the study was characterized as a qualitative research in the perspective of the emerging paradigm, looking into the construction of scientific knowledge that could become a new emancipative com; |
Palavras-chave |
docência universitária; saberes profissionais docentes; intuições docentes; academic teaching; teachers’ professional knowledge; teachers’ intuitions; |
Área(s) do conhecimento |
Ciências Humanas; |
Tipo |
Tese; |
Data de defesa |
2009-03-19; |
Agência de fomento |
Nenhuma; |
Direitos de acesso |
openAccess; |
URI |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2092; |
Programa |
Programa de Pós-Graduação em Educação; |