Autor |
Nörnberg, Nara Eunice; |
Lattes do autor |
http://lattes.cnpq.br/9476778019643656; |
Orientador |
Forster, Mari Margarete dos S.; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/0946175067372667; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio do Sinos; |
Sigla da instituição |
UNISINOS; |
País da instituição |
Brasil; |
Instituto/Departamento |
Escola de Humanidades; |
Idioma |
pt_BR; |
Título |
Aprendiz de professor de borboletas no espaço/tempo da memória: (re)conhecendo trajetórias de docentes na educção rural; |
Resumo |
A presente investigação teve como objetivo central compreender os processos formativos vividos e constitutivos do estar/ser professor leigo/rural no município de Canguçu/RS. Analisou a formação de quatro professores, a partir do próprio sujeito-professor, da (re)constituição de sua trajetória pessoal e profissional para além dos espaços e dos muros da institucionalização. A investigação teve caráter qualitativo e utilizou-se dos pressupostos metodológicos da “Rede de Significações”, com destaque para os circunscritores: Pessoa/sujeito o Eu Pré-profissional, Pessoa/sujeito o Eu Profissional; Diálogo entre os pares; A formação através de cursos/programas; Contexto meio; Sentido/significado de estar/ser professor. O referencial teórico-metodológico central apoiou-se em: Maria Clotilde Rossetti-Ferreira, Kátia Amorim, Paulo Freire, Walter Benjamim, Boaventura de Sousa Santos, Pierre Bourdieu, Antônio Gramsci, Antonio Nóvoa, Murice Tardif, Maria Isabel da Cunha, Jorge Larrosa, Valeska Fortes de Oliveira, Abdala,; |
Palavras-chave |
diálogo entre os pares; estar/ser professor; eu pré-profissional; eu profissional; memória educativa; práticas pedagógicas; rede de significações; formação de professores leigos/rurais; being/being teacher; dialogue between pairs; educational memory; net of meanings; pedagogic practices; pre-professional self-being; professional self-being; background of lay/rural teachers; |
Área(s) do conhecimento |
Ciências Humanas; |
Tipo |
Tese; |
Data de defesa |
2008-11-17; |
Agência de fomento |
Bolsa para curso e programa de Pós Graduação; |
Direitos de acesso |
openAccess; |
URI |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2084; |
Programa |
Programa de Pós-Graduação em Educação; |