RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

Aprendiz de professor de borboletas no espaço/tempo da memória: (re)conhecendo trajetórias de docentes na educção rural

Mostrar registro simples

Autor Nörnberg, Nara Eunice;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/9476778019643656;
Orientador Forster, Mari Margarete dos S.;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/0946175067372667;
Instituição Universidade do Vale do Rio do Sinos;
Sigla da instituição UNISINOS;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Humanidades;
Idioma pt_BR;
Título Aprendiz de professor de borboletas no espaço/tempo da memória: (re)conhecendo trajetórias de docentes na educção rural;
Resumo A presente investigação teve como objetivo central compreender os processos formativos vividos e constitutivos do estar/ser professor leigo/rural no município de Canguçu/RS. Analisou a formação de quatro professores, a partir do próprio sujeito-professor, da (re)constituição de sua trajetória pessoal e profissional para além dos espaços e dos muros da institucionalização. A investigação teve caráter qualitativo e utilizou-se dos pressupostos metodológicos da “Rede de Significações”, com destaque para os circunscritores: Pessoa/sujeito o Eu Pré-profissional, Pessoa/sujeito o Eu Profissional; Diálogo entre os pares; A formação através de cursos/programas; Contexto meio; Sentido/significado de estar/ser professor. O referencial teórico-metodológico central apoiou-se em: Maria Clotilde Rossetti-Ferreira, Kátia Amorim, Paulo Freire, Walter Benjamim, Boaventura de Sousa Santos, Pierre Bourdieu, Antônio Gramsci, Antonio Nóvoa, Murice Tardif, Maria Isabel da Cunha, Jorge Larrosa, Valeska Fortes de Oliveira, Abdala,;
Palavras-chave diálogo entre os pares; estar/ser professor; eu pré-profissional; eu profissional; memória educativa; práticas pedagógicas; rede de significações; formação de professores leigos/rurais; being/being teacher; dialogue between pairs; educational memory; net of meanings; pedagogic practices; pre-professional self-being; professional self-being; background of lay/rural teachers;
Área(s) do conhecimento Ciências Humanas;
Tipo Tese;
Data de defesa 2008-11-17;
Agência de fomento Bolsa para curso e programa de Pós Graduação;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2084;
Programa Programa de Pós-Graduação em Educação;


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar

Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística