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O desenho como objeto de ensino: história de uma disciplina a partir dos livros didáticos luso-brasileiros oitocentistas

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Autor Trinchão, Gláucia Maria Costa;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/9270635173528305;
Orientador Werle, Flávia Obino C.;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/8006653453139072;
Instituição Universidade do Vale do Rio do Sinos;
Sigla da instituição UNISINOS;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Humanidades;
Idioma pt_BR;
Título O desenho como objeto de ensino: história de uma disciplina a partir dos livros didáticos luso-brasileiros oitocentistas;
Resumo Este estudo, intitulado O Desenho como objeto de ensino: história de uma disciplina a partir dos livros didáticos Luso-Brasileiros oitocentistas, nasce a partir da insatisfação com o já-sabido: a ênfase dada à cultura grafocêntrica ao longo de toda a História da Educação. Objetiva diminuir a lacuna nos estudos sobre a disciplina de Desenho, principalmente no século XIX e identificar as raízes históricas do processo de transformação do conhecimento em Desenho em objeto de ensino para as escolas públicas luso-brasileiras. Trabalha em uma postura histórica, crítica e reflexiva e retoma a concepção da disciplina escolar como uma forma de Transposição Didática. Trata o livro didático - compêndios e manuais – como materializadores e socializadores do saber, como objeto cultural e suporte da memória escolar. Analisa obras francesas, portuguesas e brasileiras a partir de categorias como a “Obra”, o “Conteúdo”, os “Processos didáticos”, os “Autores” e seus “Interlocutores”. Conclui, grosso modo, que a didática do D;
Abstract This thesis, entitled The Drawing as the object of education: history of a discipline seen from the Portuguese-Brazilian 1800s didactic books, is born from a well known discontentment feeling: the emphasis given to the graph centric culture through the entire History of Education. It intends to reduce the lack of studies in the field of the Drawing Class, mainly throughout the XIX century, by identifying the historical roots that transformed the knowledge in Drawing on a teaching subject on Portuguese- Brazilian public schools. It adopts a critical, reflexive and historical posture by retaking the conception of the scholar Class as a way of Didactic Transposition. It looks at the didactic book- manuals and compendiums – as social developers of knowledge, giving it the roll of cultural object supporting the scholar memory. It analyses French, Portuguese and Brazilian studies on categories such as “the Book”, the “Content”, the “Didactic Processes”, the “Author” and his “Interlocutors”. It concludes, in a s;
Palavras-chave didática do desenho; história da disciplina de desenho; livros didáticos; transposição didática; história da educação luso-brasileira;
Área(s) do conhecimento Ciências Humanas;
Tipo Tese;
Data de defesa 2008-03-31;
Agência de fomento Programa Internacional de Bolsas de Pós-Graduação da Fundação Ford;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2081;
Programa Programa de Pós-Graduação em Educação;


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