RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

Disciplinamento e resistência dos corpos e dos saberes: um estudo sobre a educação matemática da Escola Estadual Técnica Agrícola Guaporé

Mostrar registro simples

Autor Giongo, Ieda Maria;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/2757706066808127;
Orientador Knijnik, Gelsa;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/8744369266395118;
Instituição Universidade do Vale do Rio do Sinos;
Sigla da instituição UNISINOS;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Humanidades;
Idioma pt_BR;
Título Disciplinamento e resistência dos corpos e dos saberes: um estudo sobre a educação matemática da Escola Estadual Técnica Agrícola Guaporé;
Resumo Esta tese é fruto de uma pesquisa realizada com o objetivo de discutir os processos de disciplinamento e os movimentos de resistência gestados na Escola Estadual Técnica Agrícola Guaporé, situada no município de mesmo nome, no Rio Grande do Sul, enfocando o currículo escolar, em especial no que se refere à educação matemática. Os aportes teóricos que sustentam a investigação são as teorizações do campo da Etnomatemática em seus entrecruzamentos com as teorizações pós-estruturalistas, especialmente aquelas vinculadas ao pensamento de Michel Foucault, e com as idéias de Ludwig Wittgenstein em sua obra Investigações Filosóficas. O material de pesquisa está constituído por: documentos da escola; cadernos e provas da disciplina Matemática; polígrafos utilizados pela professora nas aulas de Matemática; material escrito produzido pelos alunos, nas disciplinas técnicas; anotações feitas durante as observações de aulas de disciplinas técnicas; entrevistas (gravadas e posteriormente transcritas) realizadas com três pro;
Abstract This thesis is the result of a research study whose main objective was to discuss the disciplinary processes and resistance movements produced at Escola Estadual Tecnica Agricola Guaporé (Guaporé Technical State School for Agriculture) in the municipality of Guaporé, state of Rio Grande do Sul, focusing on the school curriculum, especially as regards mathematics education. The theoretical contributions that support the investigation are theorizations in the field of Ethnomathematics, conceived with Post-structuralist theorizations, especially those connected to the thinking of Michel Foucault, and with the ideas of Ludwig Wittgenstein in his work Philosophical Investigations. The data consists of: school documents; notebooks and Mathematics tests; texts printed and used in class by the mathematics teacher written materials produced by students in the technical disciplines; notes made while observing technical discipline classes; interviews (taped and later transcribed) done with three teachers, one student an;
Palavras-chave currículo escolar; educação matemática; etnomatemática; teorizações pós-estruturalistas; ensino técnico agrícola; ethnomathematics; mathematics education; post-struturalist theorizations; school curriculum; technical agricultural education;
Área(s) do conhecimento Ciências Humanas;
Tipo Tese;
Data de defesa 2008-03-26;
Agência de fomento Nenhuma;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2077;
Programa Programa de Pós-Graduação em Educação;


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar

Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística