Autor |
Pinheiro, Leandro Rogério; |
Lattes do autor |
http://lattes.cnpq.br/0058830913352067; |
Orientador |
Fischer, Maria Clara B.; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/3835786000876089; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio do Sinos; |
Sigla da instituição |
UNISINOS; |
País da instituição |
Brasil; |
Instituto/Departamento |
Escola de Humanidades; |
Idioma |
pt_BR; |
Título |
Formação de práticas de gestão: narrativa sobre o trabalho dos gestores do Centro de Proteção da Criança e do Adolescente; |
Resumo |
Este trabalho problematiza as contribuições das atividades de gestão para a formação dos gestores de uma organização não governamental, o Centro de Promoção da Criança e do Adolescente (CPCA). Atento à atual valorização social das ONGs no atendimento de demandas sociais comunitárias e na execução de políticas públicas no Brasil, o texto procura trazer reflexões a partir da seguinte questão: como se organiza a formação dos sujeitos nas práticas de gestão construídas no CPCA, em Porto Alegre? Apoiando-me epistemologicamente na noção de 'auto-eco-organização', numa aproximação às premissas do pensamento complexo elaboradas por Morin (1999; 2001), desenvolvi a pesquisa a partir de uma interação de inspiração etnográfica, de modo a construirmos, gestores e pesquisador, uma narrativa que enunciasse: as características do cotidiano de trabalho e do contexto de atuação da entidade; os domínios explicativos e as tomadas de posição dos sujeitos de diálogo; e, por fim, as repercussões do trabalho de gestão para a formaç; |
Palavras-chave |
auto-eco-organização; formaçaõ; trabalho de gestão; organização não governamental; |
Área(s) do conhecimento |
Ciências Humanas; |
Tipo |
Tese; |
Data de defesa |
2008-02-29; |
Agência de fomento |
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; |
Direitos de acesso |
openAccess; |
URI |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2071; |
Programa |
Programa de Pós-Graduação em Educação; |