Autor |
Wolff, Rosane; |
Lattes do autor |
http://lattes.cnpq.br/3925410895884455; |
Orientador |
Cunha, Maria Isabel da; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/0157149133885713; |
Co-orientador |
Lucarelli,Elisa; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio do Sinos; |
Sigla da instituição |
UNISINOS; |
País da instituição |
Brasil; |
Instituto/Departamento |
Escola de Humanidades; |
Idioma |
pt_BR; |
Título |
A formação inicial de professores de matemática: a pesquisa como possibilidade de articulação entre teoria e prática; |
Resumo |
No presente estudo tomei como foco a formação inicial de professores de Matemática. Considerei os estudos que vêm evidenciando fragilidades nessa formação no que se refere à articulação entre teoria e prática, ao mesmo tempo em que identifico influências do movimento relacionado ao professor-investigador. No Brasil, esse movimento se instalou significativamente na década de 90, tanto em termos de formação inicial como continuada. No caso específico da Licenciatura em Matemática, problematizei a possibilidade da pesquisa, como atitude epistemológica, interferir na formação dos estudantes, através da melhor articulação da teoria com a prática. Considerei a legislação vigente e a reformulação curricular por ela desencadeada, no ano de 2004, na Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), como iniciativas de superação desta dicotomia no campo da formação de professores e tomei esse contexto como campo de pesquisa. No intuito de ampliar essa reflexão, cotejei os dados com a realidade argentina, favorecida por; |
Abstract |
In the present study I took as focus the initial formation of teachers in Mathematics. I considered the studies that have evidenced fragilities in this formation, related to the link between practical theory and, at the same time where I identify influences of a related movement to the professor-investigator. In Brazil, this movement was settled significantly in the 90’s, as much in terms of initial formation as a continued one. In this specific case of Major in Mathematics, I problemized the possibility of the research, as an epistemological attitude, to interfere with the formation of students, through the best link of theory with practice. I considered the current law and the curricular reformularization which was unchained by it, in the year of 2004, at the Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), as an initiatives to overcome this dichotomy in the field of formation of professors and took this context as field of research. Intending to extend this reflection, I compared the data with the reality; |
Palavras-chave |
formação de professores; matemática; pesquisa; teoria-prática; formation of teachers; mathematics; research; practical theory; |
Área(s) do conhecimento |
Ciências Humanas; |
Tipo |
Tese; |
Data de defesa |
2007-10-29; |
Agência de fomento |
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; |
Direitos de acesso |
openAccess; |
URI |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2066; |
Programa |
Programa de Pós-Graduação em Educação; |