Autor |
Neumann, Lauricio; |
Lattes do autor |
http://lattes.cnpq.br/2772398827781917; |
Orientador |
M.B.Fernandes, Cleoni; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/0233489763906464; |
Co-orientador |
Gonçalves,Maria Augusta S.; |
Lattes do co-orientador |
http://lattes.cnpq.br/3069118847022513; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio do Sinos; |
Sigla da instituição |
UNISINOS; |
País da instituição |
Brasil; |
Instituto/Departamento |
Escola de Humanidades; |
Idioma |
pt_BR; |
Título |
Sentido das disciplinas de formação humanística e social de orientação cristã da Unisinos conforme percepção de alunos e professores; |
Resumo |
O objetivo da investigação é compreender o sentido das disciplinas de formação humanística e social de orientação cristã da Unisinos para essa formação, na percepção de alunos e professores da Unisinos, e os saberes que os alunos e os professores consideram importantes para as disciplinas alcançarem os seus objetivos. Para atingir o objetivo da pesquisa, optei por uma abordagem qualitativa, por considerá-la mais adequada ao objeto de estudo e por entender que ela possibilita uma compreensão do fenômeno em maior profundidade. Utilizei como material de análise, depoimentos, diários de campo e entrevistas com alunos e professores das seis Unidades Acadêmicas da Unisinos, obtidos no período de 2000 a 2005. A análise permitiu, em um primeiro momento, a caracterização e descrição geral das turmas das disciplinas de formação humanística. Em um segundo momento, permitiu compreender o sentido das disciplinas de formação humanística, na percepção de alunos e professores. Para tal, elaborei quadros-sínteses, seguindo as; |
Palavras-chave |
educação integral; ética; universidade; formação; formação humanística; Unisinos; |
Área(s) do conhecimento |
Ciências Humanas; |
Tipo |
Tese; |
Data de defesa |
2007-05-31; |
Agência de fomento |
Bolsa para curso e programa de Pós Graduação; |
Direitos de acesso |
openAccess; |
URI |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2062; |
Programa |
Programa de Pós-Graduação em Educação; |