| Autor | Herbert, Sérgio Pedro; |
| Lattes do autor | http://lattes.cnpq.br/0035063782750705; |
| Orientador | Streck, Danilo R.; |
| Lattes do orientador | http://lattes.cnpq.br/2250864123409266; |
| Instituição | Universidade do Vale do Rio do Sinos; |
| Sigla da instituição | UNISINOS; |
| País da instituição | Brasil; |
| Instituto/Departamento | Escola de Humanidades; |
| Idioma | pt_BR; |
| Título | As condições para a emergência e a formação de lideranças pelo Orçamento Participativo na perspectiva de Freire e Gramsci; |
| Resumo | Esta tese analisa algumas condições de emersão e formação de lideranças a partir da experiência do Orçamento Participativo no Estado do Rio Grande do Sul e no Município de Barão. Apresenta a base histórica e cultural de vivência comunitária do povo da Região do Vale do Caí. Trata-se de uma construção coletiva fomentada pelo cultivo de valores religiosos e comunitários que se refletem na participação política promovida pelo Orçamento Participativo (OP). Analisando condições de liderança em Gramsci e Freire, constata-se que o OP, uma forma participativa na tomada de decisões sobre investimentos e políticas públicas, favorece o despertar de lideranças políticas e sociais. Com o surgimento de novos municípios a partir do ano 1982, a população interiorana aproximou-se do poder público e alterou a relação com as lideranças comunitárias que passaram a ocupar funções administrativas. Surge a necessidade de uma organização pública que abrange um território além dos limites da comunidade. O que há duas décadas estava d; |
| Palavras-chave | administração popular; administração pública; liderança comunitária; liderança política; participação comunitária; orçamento participativo; |
| Área(s) do conhecimento | Ciências Humanas; |
| Tipo | Tese; |
| Data de defesa | 2007-02-28; |
| Agência de fomento | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; |
| Direitos de acesso | openAccess; |
| URI | http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2059; |
| Programa | Programa de Pós-Graduação em Educação; |