Autor |
Detsch, Rudolfo José; |
Lattes do autor |
http://dgp.cnpq.br/buscaoperacional/detalheest.jsp?est=6605035264568295; |
Orientador |
Gonçalves, Maria Augusta S.; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/3069118847022513; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio do Sinos; |
Sigla da instituição |
UNISINOS; |
País da instituição |
Brasil; |
Instituto/Departamento |
Escola de Humanidades; |
Idioma |
pt_BR; |
Título |
Ciência, ética e ação comunicativa: prática pedagógica realizada no contexto da escola; |
Resumo |
Neste trabalho, é discutida e problematizada a penetração progressiva da racionalidade instrumental na esfera de decisões humanas, em âmbitos do mundo vivido, inclusive o escolar, nos quais deveria haver outra forma de racionalidade. A partir da crítica a uma racionalidade tida como soberana e isenta de condicionamentos, é denunciada a falta de abertura para a legitimação da interlocução da Ciência com a Ética. A pesquisa, realizada em escola de nível médio, teve por objetivo examinar a possibilidade da emergência de uma nova racionalidade na educação básica, que seja comprometida com a interlocução entre os sujeitos e que vincule conhecimento científico com princípios éticos. Tomando por referência a teoria habermasiana da ação comunicativa, foi desenvolvida uma prática pedagógica, na área das ciências
físicas, em uma classe de alunos do curso normal. Essa prática foi desenvolvida como processo de ação comunicativa com vistas ao entendimento, com base na
argumentação dialógica para a justificação de normas; |
Palavras-chave |
ação comunicativa; ciências físicas; educação ambiental; ética do discurso; racionalidade comunicativa; |
Área(s) do conhecimento |
Ciências Humanas; |
Tipo |
Tese; |
Data de defesa |
2005-12-19; |
Agência de fomento |
Nenhuma; |
Direitos de acesso |
openAccess; |
URI |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2056; |
Programa |
Programa de Pós-Graduação em Educação; |