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A reprovação escolar como ameaça nas tramas da modernização pedagógica

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Autor Klein, Rejane Ramos;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/7794555709395113;
Orientador Lopes, Maura Corcini;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/3876751682370290;
Instituição Universidade do Vale do Rio do Sinos;
Sigla da instituição UNISINOS;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Humanidades;
Idioma pt_BR;
Título A reprovação escolar como ameaça nas tramas da modernização pedagógica;
Resumo Esta Tese tem por objetivo analisar como as tramas discursivas sobre a modernização pedagógica constituem a reprovação escolar como uma ameaça no presente. Numa primeira etapa da pesquisa, foram aplicados questionários a 87 professores de três escolas públicas municipais da rede de ensino de São Leopoldo, no Rio Grande do Sul, e foram analisados alguns documentos referentes a essas escolas e à gestão da rede de ensino para se fazer uma leitura atual sobre a reprovação escolar. Num segundo momento da investigação, selecionei alguns textos de autores clássicos do princípio do século XX, representantes do movimento internacional da Educação Nova. Nesses textos, problematizei a necessidade de modernizar a escola como condição de possibilidade para pensar a reprovação escolar no presente e como estratégia para melhor governar a população. Essa analítica, que considerou diferentes tempos históricos e conceitualizações como governamentalidade e normalização, foi desenvolvida sob inspiração arque-genealógica, utili;
Abstract This work aims at analyzing how discursive webs about pedagogical modernization constitute school failure as a menace in the present. In the first stage of this research, 87 teachers from three public schools in São Leopoldo, in Rio Grande do Sul, answered a questionnaire, and some documents related to those schools as well as to the management of the teaching system were analyzed. In the second stage of the investigation, I selected some texts by classic authors from the early twentieth century who were representative of the international movement called New School. In those texts, I problematized the need for school modernization as a possibility condition to think about school failure in the present and as a strategy to better rule the population. This analysis, which considered different historical periods and conceptualizations such as governmentality and normalization, was developed under an archeogenealogical inspiration, used by Michel Foucault and other authors that have developed their studies in;
Palavras-chave currículo escolar; governamentalidade; normalização; práticas pedagógicas; avaliação da aprendizagem; governmentality; normalization; práticas pedagógicas; school curriculum; learning evaluation;
Área(s) do conhecimento Ciências Humanas;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2010-04-15;
Agência de fomento Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2010;
Programa Programa de Pós-Graduação em Educação;


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