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Narrativas de trabalhadoras domésticas estudantes da EJA e suas relações com o saber

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Autor Canto, Liana Pereira Machado;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/9281940353343644;
Orientador Fischer, Maria Clara B.;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/3835786000876089;
Instituição Universidade do Vale do Rio do Sinos;
Sigla da instituição UNISINOS;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Humanidades;
Idioma pt_BR;
Título Narrativas de trabalhadoras domésticas estudantes da EJA e suas relações com o saber;
Resumo Esta pesquisa trata das relações que as mulheres trabalhadoras domésticas estabelecem com o saber. O objetivo central foi compreender as relações destas mulheres com o saber escolar e com o saber de suas experiências de trabalho contribuindo para reflexões sobre o PROEJA. Foram realizadas entrevistas inspiradas na metodologia de histórias de vida de Josso (2004), com seis mulheres alunas da EJA que são atualmente ou que já foram trabalhadoras domésticas. Foram realizados encontros individuais para entrevistas e, por último, uma conversa coletiva com o grupo de mulheres. Saliento que a metodologia utilizada propiciou uma oportunidade de formação para as participantes, segundo Josso, “uma experiência formadora”. Destaco como referencial teórico utilizado os estudos de Schwartz (2000, 2003), Charlot (2000, 2001) e Malglaive (1995) sobre o saber e a relação com o saber; Josso (2004) sobre pesquisa-formação e histórias de vida, o que também fundamentou a metodologia utilizada; Lagarde (2005) com reflexões sobre gê;
Abstract The present research addresses the relationship women working as house keepers establish with knowledge. The main goal was to understand the relations those women create with school knowledge and the knowledge acquired in their line of work contributing to discussions on the PROEJA. Inspired by Josso’s life history methodology (2004), we interviewed six house keepers who attend night school in a Brazilian project called EJA (Youth and Adult Education), first individually and then collectively. We would like to emphasize the fact that the methodology has led to an opportunity of formation for the six women involved, which Josso calls “formative experience”. The theoretical references are the studies by Schwartz (2000, 2003), Charlot (2000, 2001) and Malglaive (1995) on knowledge and the relations with knowledge; Josso (2004) on formative-research and life history, which has also been the basis for the methodology used on this research; Lagarde (2005) on reflections on gender. The research showed that in the co;
Palavras-chave educação de jovens e adultos; histórias de vida; trabalho doméstico; trabalho-educação; saberes; house keeping; life histories; work-education; youth and adult education; knowledge;
Área(s) do conhecimento Ciências Humanas;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2009-02-19;
Agência de fomento Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/1970;
Programa Programa de Pós-Graduação em Educação;


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