Abstract:
Esta pesquisa trata das relações que as mulheres trabalhadoras domésticas estabelecem com o saber. O objetivo central foi compreender as relações destas mulheres com o saber escolar e com o saber de suas experiências de trabalho contribuindo para reflexões sobre o PROEJA. Foram realizadas entrevistas inspiradas na metodologia de histórias de vida de Josso (2004), com seis mulheres alunas da EJA que são atualmente ou que já foram trabalhadoras domésticas. Foram realizados encontros individuais para entrevistas e, por último, uma conversa coletiva com o grupo de mulheres. Saliento que a metodologia utilizada propiciou uma oportunidade de formação para as participantes, segundo Josso, “uma experiência formadora”. Destaco como referencial teórico utilizado os estudos de Schwartz (2000, 2003), Charlot (2000, 2001) e Malglaive (1995) sobre o saber e a relação com o saber; Josso (2004) sobre pesquisa-formação e histórias de vida, o que também fundamentou a metodologia utilizada; Lagarde (2005) com reflexões sobre gê