Autor |
Silveira, Eluza; |
Lattes do autor |
http://lattes.cnpq.br/1484581669880998; |
Orientador |
M.B.Fernandes, Cleoni; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/0233489763906464; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio do Sinos; |
Sigla da instituição |
UNISINOS; |
País da instituição |
Brasil; |
Instituto/Departamento |
Escola de Humanidades; |
Idioma |
pt_BR; |
Título |
A dimensão estética no ensino de lingua portuguesa: os dizeres de professores em formação na FUNDARTE/UERGS; |
Resumo |
Este estudo, fundamentado na abordagem qualitativa, está centrado na formação inicial e apresenta um entrecruzamento entre Educação, Arte e Língua Portuguesa. O objetivo central foi analisar, a partir da compreensão de alunos que estão concluindo Licenciatura em Arte, se e de que forma o componente curricular Língua Portuguesa, direcionado à dimensão estética, contribui na sua formação como futuros professores. Para a realização da pesquisa selecionei como interlocutores quatro professores em formação - concluintes dos Cursos de Graduação em Artes Visuais, Dança, Música e Teatro: Licenciatura, da FUNDARTE/UERGS – Montenegro/RS. Os instrumentos de coleta de dados foram entrevistas semi-estruturadas e narrativas escritas. Inicialmente, apresento minha trajetória pessoal e profissional como gênese do estudo, seguida do capítulo sobre o campo empírico. No terceiro capítulo, trago uma reflexão teórica sobre os conceitos centrais nesta pesquisa: formação de professores e ensino de Língua Portuguesa. Em relação à fo; |
Abstract |
This study, based on the qualitative approaching, it is centered in the initial formation and it presents a relation between Education, Art and Portuguese Language. The central objective was to analyze, from the understanding of students who are graduating in Art, if and in which way the curricular component Portuguese Language, directed to the aesthetic dimension, contributes in their formation as future teachers. I selected as interlocutors four teachers in formation at Visual Arts, Dance, Music and Theater Courses at FUNDARTE/UERGS - Montenegro/RS. The instruments to collect information were half-structured interviews and written narratives. Initially, I present my personal and professional trajectory as origin of the study, followed of the chapter on the empirical field. In the third chapter, I bring a theoretical reflection on the concepts central concepts in this research: teacher education and Portuguese Language teaching. In relation to the teachers education, I analyze the knowledge articulated in /; |
Palavras-chave |
dimensão estética; ensino; formação inicial; lingua portuguesa; aesthetic dimension; initial formation; teaching; portuguese language; |
Área(s) do conhecimento |
Ciências Humanas; |
Tipo |
Dissertação; |
Data de defesa |
2008-02-26; |
Agência de fomento |
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; |
Direitos de acesso |
openAccess; |
URI |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/1950; |
Programa |
Programa de Pós-Graduação em Educação; |