Resumo:
Este estudo, fundamentado na abordagem qualitativa, está centrado na formação inicial e apresenta um entrecruzamento entre Educação, Arte e Língua Portuguesa. O objetivo central foi analisar, a partir da compreensão de alunos que estão concluindo Licenciatura em Arte, se e de que forma o componente curricular Língua Portuguesa, direcionado à dimensão estética, contribui na sua formação como futuros professores. Para a realização da pesquisa selecionei como interlocutores quatro professores em formação - concluintes dos Cursos de Graduação em Artes Visuais, Dança, Música e Teatro: Licenciatura, da FUNDARTE/UERGS – Montenegro/RS. Os instrumentos de coleta de dados foram entrevistas semi-estruturadas e narrativas escritas. Inicialmente, apresento minha trajetória pessoal e profissional como gênese do estudo, seguida do capítulo sobre o campo empírico. No terceiro capítulo, trago uma reflexão teórica sobre os conceitos centrais nesta pesquisa: formação de professores e ensino de Língua Portuguesa. Em relação à fo