Autor |
Arnold, Delci Knebelkamp; |
Lattes do autor |
http://lattes.cnpq.br/5368548796730269; |
Orientador |
Lopes, Maura Corcini; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/3876751682370290; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio do Sinos; |
Sigla da instituição |
UNISINOS; |
País da instituição |
Brasil; |
Instituto/Departamento |
Escola de Humanidades; |
Idioma |
pt_BR; |
Título |
Dificuldades de aprendizagem: o estado de corrigibilidade na escola para todos; |
Resumo |
A presente dissertação, “Dificuldades de Aprendizagem, o estado de corrigibilidade na escola para todos”, analisa e problematiza os discursos que, enredados, produzem as condições para a invenção e a permanência dos sujeitos ditos com dificuldades de aprendizagem na escola inclusiva. A perspectiva pós-estruturalista e algumas contribuições do pensamento de Michel Foucault permitiram-me a articulação dos discursos sobre a não-aprendizagem que tornam possível o aparecimento da norma que posiciona os sujeitos em idade escolar em aprendentes e não-aprendentes no jogo das relações de poder. Tais discursos apresentaram-se na composição do meu corpus de pesquisa, quando da análise dos registros sobre 317 alunos encaminhados ao Serviço Interdisciplinar de Atendimento e Pesquisa em Educação e Aprendizagem (SIAPEA), em um período de 12 anos (de 1993 ao 2004). Entre todos os documentos, como relatórios de estagiárias, registros de entrevistas, encaminhamentos médicos, do Conselho Tutelar e de Serviços Sociais, fotografi; |
Palavras-chave |
corrigibilidade; dificuldades de aprendizagem; discurso; normalização; |
Área(s) do conhecimento |
Ciências Humanas; |
Tipo |
Dissertação; |
Data de defesa |
2006-03-13; |
Agência de fomento |
Nenhuma; |
Direitos de acesso |
openAccess; |
URI |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/1882; |
Programa |
Programa de Pós-Graduação em Educação; |