Resumen:
A presente dissertação, “Dificuldades de Aprendizagem, o estado de corrigibilidade na escola para todos”, analisa e problematiza os discursos que, enredados, produzem as condições para a invenção e a permanência dos sujeitos ditos com dificuldades de aprendizagem na escola inclusiva. A perspectiva pós-estruturalista e algumas contribuições do pensamento de Michel Foucault permitiram-me a articulação dos discursos sobre a não-aprendizagem que tornam possível o aparecimento da norma que posiciona os sujeitos em idade escolar em aprendentes e não-aprendentes no jogo das relações de poder. Tais discursos apresentaram-se na composição do meu corpus de pesquisa, quando da análise dos registros sobre 317 alunos encaminhados ao Serviço Interdisciplinar de Atendimento e Pesquisa em Educação e Aprendizagem (SIAPEA), em um período de 12 anos (de 1993 ao 2004). Entre todos os documentos, como relatórios de estagiárias, registros de entrevistas, encaminhamentos médicos, do Conselho Tutelar e de Serviços Sociais, fotografi