Autor |
Bravo Neto, Estevam; |
Lattes do autor |
http://lattes.cnpq.br/4306340344877654; |
Orientador |
Santini, Fernando de Oliveira; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/5561111957141119; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Sigla da instituição |
Unisinos; |
País da instituição |
Brasil; |
Instituto/Departamento |
Escola de Humanidades; |
Idioma |
pt_BR; |
Título |
Gestão de avaliações externas em uma instituição jesuíta de educação básica: desafios e estratégias de replanejamento pedagógico; |
Resumo |
Este trabalho tem como objetivo analisar como o replanejamento pedagógico é percebido pelo corpo gestor e docente de uma instituição jesuíta, integrante da Rede Jesuíta de Educação (RJE). Partindo das evidências obtidas em avaliações externas, busca-se identificar as barreiras que dificultam a utilização desses dados no processo de ensino-aprendizagem. A pesquisa fundamenta-se na teoria motivacional behaviorista que proporciona uma análise prática das respostas comportamentais dos educadores aos estímulos fornecidos pelas avaliações externas. A metodologia utilizada foi de caráter qualitativo, com análise documental e entrevistas semiestruturadas realizadas com gestores e professores da instituição. A análise documental incluiu o Projeto Educativo Comum (PEC) da RJE e o Projeto Político Pedagógico (PPP) do colégio, que fornecem subsídios para entender o contexto institucional e as práticas avaliativas. A partir dos resultados das entrevistas, foram identificadas as principais dificuldades dos docentes em implementar as mudanças necessárias com base nos dados das avaliações externas, como o tempo reduzido para replanejamento e a falta de alinhamento com os gestores. Os resultados revelaram que, apesar da percepção positiva sobre a utilidade das avaliações externas, há entraves significativos no replanejamento pedagógico, especialmente relacionados à sobrecarga de trabalho e à pressão para cumprir o cronograma curricular. A pesquisa propõe, como intervenção, a criação de um grupo de trabalho responsável por mapear essas dificuldades e implementar uma planilha unificada de planejamento, integrando as avaliações externas ao planejamento pedagógico. Conclui-se que, para melhorar a eficácia dessas avaliações, é fundamental um maior alinhamento entre gestores e docentes, além de suporte contínuo para o replanejamento baseado nas evidências geradas pelas avaliações externas.; |
Abstract |
This study aims to analyze how pedagogical replanning is perceived by the management and teaching staff of a Jesuit institution, part of the Jesuit Education Network (RJE). Based on the evidence obtained from external evaluations, the research seeks to identify the barriers that hinder the use of this data in the teaching-learning process. The research is grounded in behaviorist motivational theory, which provides a practical analysis of educators' behavioral responses to the stimuli provided by external evaluations. The methodology employed is qualitative, using document analysis and semi-structured interviews conducted with managers and teachers of the institution. The document analysis included the RJE’s Common Educational Project (PEC) and the school's Political Pedagogical Project (PPP), which provide insights into the institutional context and evaluative practices. The interview results identified the main challenges faced by teachers in implementing necessary changes based on the external evaluation data, such as limited time for replanning and a lack of alignment with management. The findings revealed that, despite positive perceptions regarding the usefulness of external evaluations, significant barriers exist in pedagogical replanning, especially related to work overload and the pressure to adhere to the curriculum schedule. As an intervention, the research proposes the creation of a working group responsible for mapping these difficulties and implementing a unified planning tool, integrating external evaluations into the pedagogical planning. The study concludes that, to improve the effectiveness of these evaluations, greater alignment between managers and teachers is essential, along with continuous support for replanning based on evidence generated by external evaluations.; |
Palavras-chave |
Replanejamento pedagógico; Avaliações externas; Gestão educacional; Teorias motivacionais; Pedagogical replanning; External evaluations; Educational management; Motivational theories; |
Área(s) do conhecimento |
ACCNPQ::Ciências Humanas::Educação; |
Tipo |
Dissertação; |
Data de defesa |
2024-10-29; |
Agência de fomento |
Nenhuma; |
Direitos de acesso |
openAccess; |
URI |
http://repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/13582; |
Programa |
Programa de Pós-Graduação em Gestão Educacional; |