RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

“ESPIE”: possibilidades de inovação pedagógica a partir da exploração de Objetos Digitais de Aprendizagem

Mostrar registro simples

Autor Varela, Eloisa Marques Cardoso;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/8143412356979976;
Orientador Dalla Zen, Laura Habckost;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/7299608700756404;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Humanidades;
Idioma pt_BR;
Título “ESPIE”: possibilidades de inovação pedagógica a partir da exploração de Objetos Digitais de Aprendizagem;
Resumo Vivemos na sociedade do conhecimento, na qual muitos estudantes se diferenciam dos que passaram pelos bancos escolares há não muito tempo. Assim sendo, para acompanhar a mudança no perfil desses estudantes, faz-se necessário que a educação também se modifique. Inserida neste contexto, o objetivo desta pesquisa consiste em identificar e analisar modos de potencializar o uso da plataforma ESPIE, enquanto um repositório de Objetos Digitais de Aprendizagem no ensino presencial, como estratégia de fortalecimento da inovação pedagógica. Para alcançar o objetivo proposto, optou-se pela abordagem metodológica qualitativa, a partir de um estudo de caso único. A coleta de dados ocorreu por meio de análise documental, questionário online e entrevista semiestruturada. Para o tratamento e análise dos dados, foi utilizada a técnica de Análise de Conteúdo de Bardin (2011). Os resultados deste movimento reiteram o quanto inovar pedagogicamente implica no reconhecimento das dificuldades, dos desafios e, sobretudo, na intencionalidade do fazer docente, não se restringindo à mera inserção de aparatos tecnológicos na sala de aula. As discussões foram sustentadas em diversos autores, mas cabe registrar que o maior aporte teórico se deu através das produções de: Jaume Carbonell, Isleide Fontenelle, Vani Moreira Kenski, Maria Isabel da Cunha, Francisco Imbernón, Laura H. Dalla Zen, Ana Cristina H. Ghisleni e Eliane Schlemmer. Como produto da investigação, produziu-se um kit com e-book e cartas colecionáveis, que têm como objetivo mobilizar novas formas de ensinar, aprender e produzir conhecimentos no cenário da educação presencial.;
Abstract We live in a knowledge society, in which many students are different from those who passed through school not so long ago. Education must change to keep up with the changing profile of these students. Within this context, this research aims to identify and analyze ways of enhancing the use of the ESPIE platform, as a repository of Digital Learning Objects in classroom teaching and as a strategy for strengthening pedagogical innovation. To achieve the proposed objective, a qualitative methodological approach was selected, based on a single case study. Data has been collected through document analysis, an online questionnaire and a semi-structured interview. Bardin's (2011) Content Analysis technique was used to process and analyze the data. The results of this movement make it clear that innovating pedagogically requires recognizing the difficulties, challenges, and, above all, the intentionality of teaching. This is not restricted to the mere insertion of technological devices in the classroom. The discussions were firmly rooted in the work of numerous authors, with the main theoretical contribution coming from the work of: Jaume Carbonell, Isleide Fontenelle, Vani Moreira Kenski, Maria Isabel da Cunha, Francisco Imbernón, Laura H. Dalla Zen, Ana Cristina H. Ghisleni and Eliane Schlemmer. The research has resulted in the development of a kit comprising an e-book and collectible cards. This kit aims to mobilize new ways of teaching, learning, and producing knowledge in face-to-face education scenarios.;
Palavras-chave Inovação pedagógica; Tecnologias digitais; Objetos Digitais de Aprendizagem; Educação profissional; Pedagogical innovation; Digital technologies; Digital Learning Objects; Professional education;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Humanas::Educação;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2024-09-24;
Agência de fomento Nenhuma;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/13580;
Programa Programa de Pós-Graduação em Gestão Educacional;


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar

Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística