Abstract:
Vivemos na sociedade do conhecimento, na qual muitos estudantes se diferenciam dos que passaram pelos bancos escolares há não muito tempo. Assim sendo, para acompanhar a mudança no perfil desses estudantes, faz-se necessário que a educação também se modifique. Inserida neste contexto, o objetivo desta pesquisa consiste em identificar e analisar modos de potencializar o uso da plataforma ESPIE, enquanto um repositório de Objetos Digitais de Aprendizagem no ensino presencial, como estratégia de fortalecimento da inovação pedagógica. Para alcançar o objetivo proposto, optou-se pela abordagem metodológica qualitativa, a partir de um estudo de caso único. A coleta de dados ocorreu por meio de análise documental, questionário online e entrevista semiestruturada. Para o tratamento e análise dos dados, foi utilizada a técnica de Análise de Conteúdo de Bardin (2011). Os resultados deste movimento reiteram o quanto inovar pedagogicamente implica no reconhecimento das dificuldades, dos desafios e, sobretudo, na intencionalidade do fazer docente, não se restringindo à mera inserção de aparatos tecnológicos na sala de aula. As discussões foram sustentadas em diversos autores, mas cabe registrar que o maior aporte teórico se deu através das produções de: Jaume Carbonell, Isleide Fontenelle, Vani Moreira Kenski, Maria Isabel da Cunha, Francisco Imbernón, Laura H. Dalla Zen, Ana Cristina H. Ghisleni e Eliane Schlemmer. Como produto da investigação, produziu-se um kit com e-book e cartas colecionáveis, que têm como objetivo mobilizar novas formas de ensinar, aprender e produzir conhecimentos no cenário da educação presencial.