Autor |
Neves, Anderson Vidigal; |
Lattes do autor |
http://lattes.cnpq.br/4332297995007952; |
Orientador |
Dalla Zen, Laura Habckost; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/7299608700756404; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Sigla da instituição |
Unisinos; |
País da instituição |
Brasil; |
Instituto/Departamento |
Escola de Humanidades; |
Idioma |
pt_BR; |
Título |
Sobre modos de proceder: competências do gestor escolar na Rede Jesuíta de Educação; |
Resumo |
As especificidades da gestão em contexto escolar são um tema relevante no campo da Educação. Nesse sentido, o gestor escolar precisa desenvolver competências específicas para atender às demandas desse ambiente. O objetivo desta pesquisa foi estruturar uma matriz de competências que auxilie na identificação, seleção e formação de gestores escolares da Rede Jesuíta de Educação (RJE). Por meio de uma abordagem qualitativa exploratória, os dados foram coletados por questionário online aplicado aos diretores da RJE e analisados pela técnica de Análise de Conteúdo. Os resultados destacaram que as competências mais valorizadas pelos diretores incluem habilidades voltadas para gestão pedagógica, clima e cultura escolar, administração e gestão de pessoas. Além disso, emergiram dimensões específicas da formação continuada consideradas prioritárias, como liderança estratégica, comunicação eficaz e resolução de conflitos. Com base nessas descobertas, foi proposta a “Matriz de Competências para Gestores Escolares da RJE”, que organiza de forma sistemática os conhecimentos, habilidades e atitudes esperados desses profissionais. Essa matriz não só reflete os valores confessionais da Rede, mas também alinha as competências às demandas educacionais contemporâneas. A proposta de intervenção visa subsidiar a formulação de programas de formação continuada, fortalecendo a capacidade de gestores em conduzir colégios jesuítas rumo à excelência acadêmica e humana.; |
Abstract |
The specificities of management in the school context are a relevant topic in the field of Education. In this sense, school managers need to develop specific competencies to meet the demands of this environment. The objective of this research was to structure a competency matrix to assist in the identification, selection, and training of school managers within the Jesuit Education Network (RJE). Through an exploratory qualitative approach, data were collected via an online questionnaire sent to RJE school directors and analyzed using the Content Analysis technique. The results highlighted that the competencies most valued by the directors include skills related to pedagogical management, school climate and culture, administration, and people management. Additionally, specific dimensions of continuous training were identified as priorities, such as strategic leadership, effective communication, and conflict resolution. Based on these findings, the "Competency Matrix for RJE School Managers" was proposed, systematically organizing the knowledge, skills, and attitudes expected of these professionals. This matrix not only reflects the confessional values of the Network but also aligns the competencies with contemporary educational demands. The proposed intervention aims to support the development of continuous training programs, strengthening managers' ability to lead Jesuit schools toward academic and human excellence.; |
Palavras-chave |
Competências; Competências gerencias; Gestão escolar; Matriz de competências; Skills; Management skills; School management; Competency matrix; |
Área(s) do conhecimento |
ACCNPQ::Ciências Humanas::Educação; |
Tipo |
Dissertação; |
Data de defesa |
2024-09-30; |
Agência de fomento |
Rede Jesuíta de Educação; |
Direitos de acesso |
openAccess; |
URI |
http://repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/13578; |
Programa |
Programa de Pós-Graduação em Gestão Educacional; |